3ª Feira das Profissões teve grande adesão e movimentou estudantes

• Publicado: Segunda, 05 de Setembro de 2022, 16h59
  • Última atualização em Terça, 06 de Setembro de 2022, 09h20

A III Feira das Profissões aconteceu na última semana, dia 1 e 3 de setembro, em Marabá e mobilizou diversos estudantes da rede pública e privada do ensino básico. O objetivo do evento foi ajudar os estudantes a conhecer melhor as tendências de profissões, descobrir vocações para áreas específicas e aperfeiçoar o currículo, Instituições Públicas de Ensino Técnico e Superior de Marabá.

F. Geral

O evento foi organizado em conjunto por professores, alunos e funcionários das Unidades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unifesspa, UEPA e IFPA Campus Marabá Rural e Campus Industrial. Durante os dois dias de feira foi prestado atendimento ao público, distribuindo material informativo, realizando experimentos científicos e apresentando os mais de 90 cursos e ferramentas que fazem parte do cotidiano das principais áreas de formação nos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação.

NATÁLIADe acordo com Natália Gomes, docente de fisiologia do Instituto de Geociências e Engenharia (IGE) e uma das organizadoras da feira das profissões deste ano, explica que a proposta da feira foi trazer os mais variados cursos das instituições públicas, tanto de nível superior, quanto os de nível técnico.

Natália explica que a feira foi desenvolvida com a parceria de outras instituições além da Unifespa, como a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e o Instituto Federal do Pará (IFPA)Técnico. “A organização das quatro instituições foi primordial. Nos dividimos e tivemos equipe para ir as escolas informando sobre a feira, equipes que entraram em contato com a Secretaria de Educação do Município, com a prefeitura e tudo o que era necessário para conseguirmos trazer o público e termos sucesso. Mais de 700 alunos passaram pelo evento só no primeiro período e dia de evento”, destacou.

Para a estudante do 3º ano do ensino médio, Luana Silva Ribeiro, a III Feira das Profissões foi muito divertida e cheia de conhecimentos. “Eu estou adorando, foi ótimo trazer [o evento] aqui para nossa comunidade. Todos estão sendo muito atenciosos com a gente, dá para aprendermos um pouquinho né? Tirar a curiosidade sobre as profissões, do que a gente vai querer para o futuro”, informou acrescentando que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que o evento vai ajudar bastante a definir qual curso escolher.

computação A Feira também foi espaço de aprendizado para os discentes que tiveram a oportunidade de explorar mais sobre uma determinada área de ensino do seu curso para poder apresentar aos demais participantes do evento. Alex Moreira Franzina, que cursa Engenharia da Computação na Unifesspa explica que entre as áreas do seu curso estava sendo apresentado o funcionamento de alguns robôs. “Em relação aos alunos do ensino médio, eles estão achando interessante a proposta de todos os robôs e é de grande felicidade pra gente né?! Muitos deles já conhecem alguns artifícios de programação, de tecnologia, de hardware, de montagem desse tipo de equipamento. Nosso curso abrange tantas áreas de conhecimento e nós escolhemos hoje apresentar uma parte disso com os robôs”, explicou.

Já o acadêmico do curso de Letras e inglês da Unifesspa, Gideílson Lima Carvalho, explicou o diferencial do seu curso. “O atrativo do curso de Letras Inglês certamente é o estudo da literatura em língua inglesa. É uma coisa muito legal você poder ler obras em inglês. A gente vai lendo a literatura à medida que a gente vai melhorando no nosso inglês. É uma experiência fantástica você poder ler em outro idioma e ter um conhecimento linguístico mais amplo bem como domínio na estrutura de formação do idioma. Tudo isso é fantástico na minha opinião”, deu ênfase.

A discente da Faculdade de Letras, Dhemilly Sacramento, do 5º período, contou um pouco sobre sua experiência como estudante. “Eu tenho limitação (Pessoa com deficiência Pcd) e gostaria de trazer um olhar diferente em relação a quem já está na área. Queria mostrar que apesar da minha limitação, eu consegui passar na faculdade e que ela [limitação física/motora] foi um incentivo pra eu poder estar aqui hoje neste evento. Levando em conta a tudo que vivi eu diria que nada é impossível, só precisamos buscar o que sonhamos. Precisamos enfrentar nossas limitações e dificuldades porque se você não tentar, você não vai conseguir’, declarou. Letras

Além de conversar com os expositores e visitar os 50 estandes, o público também teve a oportunidade de acompanhar apresentações artísticas e culturais.

Histórico – A primeira edição do evento foi realizada em 2017 pela Unifesspa. A segunda edição foi realizada no ano seguinte, pela Unifesspa, UEPA e IFPA atraindo mais de 10 mil pessoas durante os dois dias de programação. Por restrições financeiras, o evento não pode ser realizado em 2019 e, devido à pandemia, também não ocorreu em 2020 e 2021. Para este ano, 2022, a feira foi considerada um sucesso para os organizadores, tento atraído muitas pessoas.