Unifesspa promove I Feira das Profissões em Shopping de Marabá

• Publicado: Quinta, 13 de Julho de 2017, 15h46
  • Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 16h55

Feira das profissões UnifesspaAo concluir o ensino médio muitos alunos se deparam com a difícil tarefa de escolher uma profissão para seguir na vida. Para incentivar e motivar esses estudantes a descobrirem seu perfil vocacional, a  Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai promover a I Feira das Profissões da Instituição, nos dias 26 e 27 de agosto, num espaço interno do Shopping Pátio Marabá, em Marabá.

O objetivo é contribuir com estudantes das redes pública e privada para escolhas de carreiras mais conscientes por parte daqueles que desejam entrar na universidade, divulgando, principalmente, os cursos de Graduação e Pós-Graduação oferecidos pela Unifesspa; e com essa qualificação o que o formando pode fazer para se inserir no mercado de trabalho.

O evento vai fornecer informações sobre as peculiaridades e potencialidades de cada curso, e os aspectos do mercado de trabalho das profissões pretendidas. Além disso, vai propiciar uma oportunidade para a sociedade marabaense conhecer um pouco mais sobre os cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Unifesspa à comunidade.

De acordo com a organização do evento, ação também pretende incentivar os alunos a conhecerem melhor os cursos, antes de efetivarem sua escolha por meio do Sisu, minimizando assim a evasão acadêmica e permitindo que os profissionais formados tenham capacidade de se inserir no mercado de trabalho, que tem se tornado cada vez mais competitivo.

Estrutura da feira

O espaço de 1.000 m2, cedido pelo shopping Pátio Marabá, apoiador do projeto, localizado no Piso L3, ao lado das lojas loja Riachuelo e Leolar, vai abrigar 38 estandes que vão explicar os potenciais dos 34 cursos de graduação e de quatro cursos de pós-graduação da Unifesspa oferecidos à comunidade. A I Feira de Profissões será uma maneira diferente e interessante de contextualizar os diversos cursos ofertados pela Unifesspa. Com isso, a Unifesspa espera criar um ambiente agradável para disseminar o conhecimento científico e reconhecer que, devido aos entraves do mercado de trabalho, há a necessidade de continuar a busca por conhecimentos e nisso se encaixa a exposição da  importância dos cursos de Pós-Graduações para a formação do indivíduo.

“A Feira de Profissões abrirá um espaço para orientação dos quatro cursos de Pós-Graduação da Unifesspa, esperamos com essa atitude driblar a rotina e instigar a criatividade”, explica uma das coordenadoras, Maria Liduína das Chagas. A Unifesspa vai envolver no evento, sua estrutura de ensino, pesquisa e extensão composta de: Instituto de Ciências Exatas; Instituto de Geociências e Engenharias; Instituto de Ciências Humanas; Instituto de Linguística, Letras e Artes; Instituto de Estudos em Direito e Sociedade; Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional; e Instituto de Estudo em Saúde e Biológicas instalados nos Campus Universitário de Marabá nas Unidade I, II e III e o Instituto de Engenharia do Araguaia, instalado em Santana do Araguaia; Instituto de Estudos do Xingu, localizado em São Félix do Xingu; Instituto de Estudos do Trópico Úmido, localizado em Xinguara; e Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, localizado em Rondon do Pará.

Estão colaborando com o projeto e a execução da Feira de Profissões a estrutura administrativa da Unifesspa composta pela Secretaria de Infraestrutura (SINFRA); a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis; a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação; a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica; a Assessoria de Comunicação; o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação; e o Laboratório de Computação Científica.

A Feira é uma ação sinérgica dos professores e estudantes universitários das diversas áreas da Unifesspa, para auxiliar aqueles que almejam ingressar no ensino superior ou aqueles que desejam fazer um curso de pós-graduação. "Nesta primeira edição, escolhemos o Shopping Pátio Marabá por este acolher diariamente um público diversificado, garantindo que o evento tenha grande repercussão em toda cidade, e atinja todas as classes econômicas", acrescentou.