Live do Painel de Reflexão: Unifesspa apresenta à sociedade as ações de enfrentamento à Covid-19

• Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 22h39
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 22h57
  • Acessos: 1900

painel especial aniversárioNa esteira das comemorações dos sete anos de Unifesspa, o "Painel de Reflexão" desta semana realizou uma edição especial na noite de ontem (9). Com o tema “A Unifesspa no combate à pandemia”, a live semanal recebeu membros da comunidade universitária para apresentar as ações desenvolvidas pela Instituição no enfrentamento à Covid-19. O vídeo da live pode ser conferido aqui

A vice-reitora da Unifesspa, profa Idelma Santiago, mediou o encontro. Na abertura, Idelma falou sobre o projeto “Painel de Reflexão em tempos de Crise”, que teve início em maio. Com estudos de pesquisadores da Instituição, a plataforma objetiva contribuir para entender o contexto, consequências e perspectivas da pandemia.

“A ideia é que essas reflexões possam ser propositivas, apontando alternativas para que a sociedade possa se referenciar, cientificamente, para o enfretamento dessa grave crise de saúde pública, que atinge múltiplas dimensões sociais”, destacou a vice-reitora.

Entre os convidados, a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), Sheila Freire, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Acompanhamento da Covid-19 na Unifesspa, e ressaltou as iniciativas e cuidados da DSQV no atendimento à comunidade universitária.

A professora da Faculdade de Psicologia da Unifesspa, Katerine Sonoda, apresentou os projetos de escuta psicológica disponibilizados aos estudantes e servidores da Instituição, além do “Circula Palavra”, voltado para profissionais da Secretaria de Saúde de Marabá e, agora, para os profissionais da imprensa local. Informações sobre esses projetos podem ser acessadas aqui.

Já Assessora de Comunicação da Unifesspa, Laena Antunes, ressaltou o papel estratégico da comunicação institucional nesse período de pandemia, em que as relações interpessoais mudaram por conta do isolamento social. A jornalista lembrou as campanhas educativas sobre o novo coronavírus, os esforços para a realização da eleição para reitor e a necessidade de manter a comunidade unida e atenta ao andamento da universidade.

A live seguiu com a participação da Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Cindy Fernandes. Em sua fala, a professora citou a relevância das pesquisas que estão sendo desenvolvidas, a produção de mais de 250 protetores faciais - doados aos profissionais que atuam no combate à Covid-19 – e confecção de protetores para orelhas, que aliviam a pressão causada no rosto por EPi’s. A Pró-Reitora aproveitou para anunciar o lançamento da campanha “Retribuir Amor”.

Representando a Rede de Apoio Mútuo Indígena, a profª. Maria Cristina Alencar apresentou as iniciativas e campanhas solidárias, desenvolvidas em parcerias com outras instituições, para ajudar comunidades indígenas no sudeste do Pará. A pesquisadora demonstrou preocupação com o avanço da pandemia nessas comunidades.

Destaque Painel Reflexao Crise COVID 19 int Materia3 1Contribuições

Na próxima semana, o painel volta a apresentar e debater estudos relacionados ao coronavírus, com a participação de novos pesquisadores. A comunidade acadêmica ainda pode contribuir com o painel enviando artigos, de distintas áreas do saber. As pesquisas devem envolver reflexões, perspectivas epistemológicas e análises que ajudem a compreender os atuais desafios.

Os interessados devem encaminhar o(s) trabalho(s) para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para acessar o template com orientações para padronização dos trabalhos, clique aqui.