Seminário da Administração Superior promove reflexões sobre estratégias da gestão
O Seminário da Administração Superior acontece nesta sexta-feira (27) no mini-auditório do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), na unidade II, da Unifesspa, Campus de Marabá. Entre os diversos assuntos debatidos no evento estão as Estratégias da Gestão; Protocolo e fluxo processual; Gestão de Pessoas; Ouvidoria; Governança e Integridade e, Planejamento e Orçamento.
Durante a ocasião o reitor, Francisco Ribeiro, apresentou alguns eixos temáticos para a Gestão da Unifesspa como a Inclusão, Diversidade e Acessibilidade; o Protagonismo no Desenvolvimento Regional Justo e Sustentável, dando ênfase ao combate às mudanças climáticas, trazendo uma reflexão sobre o papel da Unifesspa na consolidação na região sul e sudeste do Pará. “A Unifesspa é responsável por importantes projetos que contribuem de forma significativa para formar o capital de informações e científicas regionais, como o Campus de Canaã dos Carajás; o projeto de levantamento da inflação no município de Marabá (para o IBGE); o projeto de elaboração da matriz Insumo-Produto da Região do Sul e Sudeste do Pará e o Projeto Vitrine Tecnológica da Agricultura Familiar Sustentável”, frisou.
A vice-reitora, Lucélia Cavalcante, lembrou sobre a importância sobre a ética no serviço público, apresentando os problemas e buscando soluções para otimizar o trabalho que é desenvolvido na Unifesspa.
A captação de recursos estratégicos também faz parte dos eixos temáticos para a Gestão da Unifesspa. Na ocasião foi levantado debates sobre as dificuldades orçamentárias nas IFES, devido disponibilidade ainda insuficiente de recursos para custeio.
Além disso, houve reflexões sobre as práticas de gestão de pessoas, a busca pelo fortalecimento estratégico das equipes, a valorização, capacitação e acompanhamento de desempenho, a prevenção ao assédio e discriminação. O pró-reitor de desenvolvimento e gestão de pessoas, Edson Rodrigues, aproveitou a oportunidade para convidar os participantes a refletir sobre os atuais desafios enfrentados pela gestão de pessoas na Unifesspa. “Quais são os principais desafios que enfrentamos hoje na gestão de pessoas na Administração Superior da Unifesspa?”, indagou, trazendo um momento integrativo entre os participantes do seminário.
Além disso, o pró-reitor, trouxe perspectivas para a construção de um ambiente de trabalho saudável e seguro; a priorização de um bem-estar físico e mental dos servidores que inclui condições ergonômicas, saúde ocupacional e uma cultura de respeito e apoio mútuo, prevenindo estresse discriminação e assédio. “É preciso motivar o engajamento nas campanhas contínuas de conscientização e capacitação para toda a comunidade universitária, abordando os tipos de assédio e discriminação, seus impactos e os canais de denúncia. Tudo isso, com foco na promoção de uma cultura de respeito e inclusão, por meio da participação nos eventos, palestras e acesso aos materiais informativos”, destacou Edson.
Redes Sociais