Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes da pós-graduação agora têm acesso ao Restaurante Universitário com valor subsidiado

  • Publicado: Terça, 20 de Mai de 2025, 15h44
  • Última atualização em Terça, 20 de Mai de 2025, 15h47
  • Acessos: 45

restaurante destaqueDesde o mês de abril deste ano, os discentes dos programas de pós-graduação da Unifesspa, com perfil PNAES, passaram a ter acesso ao Restaurante Universitário (RU), pagando apenas R$ 2,00 por refeição. A iniciativa beneficia estudantes regularmente matriculados em todos cursos de mestrado do campus Marabá. 

A lista dos contemplados foi elaborada a partir das informações encaminhadas pelas coordenações dos programas de pós-graduação, após consulta realizada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit). Conforme apontado pelo diretor de Pós-Graduação, Prof. Sidnei Cerqueira, esta ação contribui para a segurança alimentar e a inclusão social dos estudantes durante o percurso acadêmico na pós-graduação.

Além disso, a iniciativa segue as diretrizes da Lei Federal nº 14.914, sancionada em abril de 2024, que atualiza e amplia o alcance do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), incluindo, entre suas ações, a possibilidade de apoio à permanência de estudantes da pós-graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Segundo o pró-reitor da Propit, Prof. Denilson Costa, a novidade “representa um avanço significativo para a pós-graduação na Unifesspa, pois atende a uma demanda antiga e essencial aos discentes em situação de vulnerabilidade. Garantir o acesso à alimentação subsidiada no RU fortalece a permanência estudantil e contribui para um ambiente acadêmico mais igualitário e favorável à produção do conhecimento”.

De acordo com a pró-reitora de Extensão e Assistência Estudantil (Proex), Natália Gomes, a ampliação do acesso ao RU com valor subsidiado para estudantes da pós-graduação representa uma conquista significativa para a política de permanência da Unifesspa, fortalecendo o papel da assistência estudantil. "Por meio da articulação entre Proex e Propit, atendemos a uma demanda legítima que reafirma nosso compromisso com a equidade e com o apoio aos discentes em situação de vulnerabilidade", disse. 

Para Eliza Santos e Noan Pimentel, coordenadores da anterior e atual gestão da Associação de Pós-graduandos (APG) da Unifesspa, respectivamente, a reivindicação de acesso ao RU de forma subsidiada é apontada antes mesmo da criação da APG, por estudantes egressos da graduação que lutaram pela criação do restaurante universitário e que ao ingressarem na pós-graduação não puderam acessá-lo no valor acessível.

"A partir da fundação da Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas em 2023 pudemos afunilar a luta pelo subsídio do RU, junto a outras tantas necessárias para a permanência de estudantes na pós-graduação conectadas nacionalmente e na realidade da nossa Universidade. Ainda assim, a APG segue em luta para que todo estudante da pós-graduação pague o valor mais baixo do RU da nossa Universidade e que tenham acesso aos demais programas que estão contemplados pelo PNAES”, afirmam.

Dessa forma, essa conquista foi resultado de uma mobilização iniciada na gestão anterior da Propit, com o apoio da Proex, gestora do recurso PNAES na Unifesspa, e da APG. A implementação do benefício reforça o compromisso da Universidade com a equidade e a permanência estudantil em todos os níveis da educação superior.

Cabe ressaltar que o processo de implementação ainda está em andamento, a partir de diálogo constante com outros setores envolvidos. Desta forma, os discentes de pós-graduação que atendem ao perfil PNAES, mas que ainda não tiveram acesso ao subsídio, devem procurar as suas respectivas coordenações para orientação e posterior acesso ao benefício, conforme fluxo a seguir.

como solicitar

Fim do conteúdo da página