Neoxamam promove 2º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão na Unifesspa com foco em epistemologias de povos tradicionais
O Núcleo de Estudos Xamanísticos na Amazônia (Neoxamam) realiza, entre os dias 19 e 23 de maio de 2025, o seu 2º Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, com o tema “Epistemologias de povos tradicionais, religiões de matrizes africanas, xamanismos e educação”. O evento ocorrerá no Campus 1 da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em horários vespertinos e noturnos, das 14h às 22h, e é aberto a toda a comunidade.
A proposta do encontro é fomentar a produção de conhecimentos sobre as bases de constituição dos povos tradicionais, com ênfase nas religiões de matrizes africanas e no xamanismo tradicional, destacando sua relevância para a origem da cultura brasileira. O evento busca, ainda, discutir como essas tradições estruturam suas cosmovisões e valores civilizatórios, contribuindo para a formação de educadores/as no enfrentamento ao racismo por meio do reconhecimento das dimensões filosóficas e epistêmicas dessas práticas.
O Neoxamam está integrado ao projeto político pedagógico da Faculdade de Ciências Sociais da Unifesspa (Facsat), em diálogo com o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Relações Étnico-Raciais, Movimentos Sociais e Educação – N’umbunto, também da Unifesspa. O evento conta ainda com o apoio do Grupo de Pesquisa África/Brasil, da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), no Ceará.
A coordenação geral do evento é da Profa. Dra. Gisela Villacorta (Facsat/Unifesspa) e do Prof. Dr. Ivan Costa Lima (Unilab).
Para acompanhar novidades, conferir a programação completa ou realizar inscrição, acesse o Instagram oficial do núcleo: @neoxamam.
Serviço:
Evento: II Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão – Neoxamam
Tema: Epistemologias de povos tradicionais, religiões de matrizes africanas, xamanismos e educação
Data: 19 a 23 de maio de 2025
Horário: Das 14h às 22h
Local: Campus 1 – Unifesspa
Público-alvo: Comunidade acadêmica e geral
Mais informações: @neoxamam
Redes Sociais