“Diálogos: Pós, Pesquisa e Inovação” fortalece vínculos acadêmicos e apresenta oportunidades de fomento à pesquisa
Com o objetivo de acolher os discentes da pós-graduação e os bolsistas de iniciação científica, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), por meio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), promoveu na manhã desta terça-feira (6) o evento “Diálogos: Pós, Pesquisa e Inovação”.
A iniciativa reuniu estudantes, professores e convidados em um momento de integração, orientação e incentivo à produção científica. A programação incluiu palestras e debates voltados ao fortalecimento dos vínculos institucionais e à promoção do desenvolvimento acadêmico e científico na instituição.
A mesa de honra do evento foi composta pelo reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro; pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, prof. Denilson Costa; pelo diretor de Pós-Graduação, prof. Sidnei Cerqueira; pela diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica, profa. Lygia Policarpio; e pelo representante dos discentes de pós-graduação, Noan Pimentel.
Durante a programação, foram apresentadas informações fundamentais para os estudantes, como a legislação vigente que rege a pós-graduação e a iniciação científica, incluindo os direitos e deveres dos bolsistas. Além disso, os participantes tiveram acesso às principais fontes de fomento à pesquisa e aos auxílios oferecidos pela Unifesspa.
Um dos destaques da manhã foi a palestra on-line com a professora doutora Andréa Carvalho Vieira, coordenadora geral do Portal de Periódicos da Capes. Em sua apresentação, Andrea abordou o tema “Comunicação Científica e os Acordos Transformativos”, trazendo reflexões importantes sobre o acesso à informação científica e os novos modelos de publicação no contexto da ciência aberta.
A programação seguiu no período da noite com o "Bate-Papo Online com Pesquisa", um espaço interativo para troca de experiências e esclarecimento de dúvidas com foco na vivência acadêmica dos pesquisadores da instituição.
Redes Sociais