Unifesspa promove serviço gratuito de Declaração do Imposto de Renda
O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC) da Unifesspa oferta, no próximo dia 30 de abril, orientação e auxílio para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2025. O serviço é aberto à toda comunidade e irá ocorrer das 9h às 18h, na Unidade 3 do Campus Marabá.
A ação, que ocorre anualmente, no campus Rondon do Pará e nas cidades vizinhas, tem como objetivo auxiliar cidadãos que têm dúvidas ou dificuldades em preencher corretamente o IRPF, além de contribuir para a formação prática dos estudantes do curso de Ciências Contábeis.
Envolvidos na ação, alunos e alunas recebem capacitação prévia sobre a legislação vigente e o uso do sistema da Receita Federal. Os futuros profissionais aprendem não só sobre o funcionamento do IR, mas também sobre como lidar com o público, esclarecer dúvidas e aplicar na prática o que veem em sala de aula.
Segundo a professora coordenadora do projeto, Thaís Valente, o NAF é uma iniciativa que alia ensino, pesquisa e extensão. "É uma ação de responsabilidade social que aproxima a universidade da população, especialmente das pessoas que não têm condições de pagar por esse serviço. Ao mesmo tempo, oferece aos nossos alunos uma experiência real de atendimento e aplicação prática do conhecimento", destaca Thaís.
Para ser atendido, o contribuinte deve apresentar documentos como o informe de rendimentos, CPF, identidade, comprovantes de despesas de saúde e educação, além de informações sobre bens e direitos.
Serviço:
- Declaração gratuita do Imposto de Renda Pessoa Física 2025
- Local: Sala dos Campi Fora de Sede – Prédio da SINFRA - unidade 3 – campus Marabá
- Data: 30 de abril
- Horário: 9h às 18h
- Documentos necessários: CPF, identidade, comprovantes de rendimento, despesas médicas, educacionais, informes bancários e dados sobre bens
Conheça o NAF - O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é um programa de Cidadania Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino, que leva assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais.
Presente em todo o Brasil e com inciativas apoiadas no exterior, esse programa permite que estudantes de contabilidade e de comércio exterior, tenham a oportunidade de colocar em prática aprendizados adquiridos em sala de aula e em capacitações promovidas pela Receita Federal e parceiros.
Na cooperação, as instituições de ensino disponibilizam professor supervisor e, para as assistências presencias ao seu público-alvo, uma estrutura física que engloba espaço físico, móveis e equipamentos. Essa estrutura física não precisa ser exclusiva, podendo ser compartilhada com outras atividades de apoio à sociedade e que sejam desenvolvidas na sede da instituição de ensino ou fora dela.
* Texto de Renata Ricelly, sob supervisão da Ascom Unifesspa.
Redes Sociais