Nova Direção do ILLA é empossada e reafirma compromisso com a excelência, desenvolvimento e inclusão na Unifesspa
Foi empossada, nesta sexta-feira (4), em Marabá, a nova direção do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Os professores Francisco de Fátima da Silva e Dirlenvalder do Nascimento Loyolla assumiram, respectivamente, os cargos de diretor-geral e diretor-adjunto do Instituto para o quadriênio 2025-2029.
A chapa “InterAção”, composta pelos dois docentes, foi eleita com 70% dos votos válidos durante a consulta à comunidade realizada em janeiro deste ano, com participação dos servidores técnico-administrativos e docentes, além de estudantes de graduação e pós-graduação do ILLA.
O ato de posse teve início com o discurso do reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro, que parabenizou os empossados e desejou sucesso à nova gestão. Ele ressaltou os desafios enfrentados por quem está à frente de uma unidade acadêmica, especialmente por estar em contato direto com as demandas da comunidade universitária.
Ribeiro também mencionou as dificuldades orçamentárias enfrentadas pela instituição, em especial no que diz respeito aos recursos de custeio, mas garantiu que a Administração Superior está empenhada em buscar soluções para recompor o orçamento. “Contem conosco para o que for necessário ao bom funcionamento do ILLA”, afirmou.
Em seu discurso de posse, o professor Francisco de Fátima enfatizou que o momento era de agradecimento, celebração e renovação de compromissos com uma universidade mais inclusiva, plural e socialmente relevante. Doutor em Linguística Aplicada, esta é a segunda vez que ele assume a direção-geral do Instituto. Ele também apresentou um breve balanço da gestão anterior, destacando desafios superados e conquistas alcançadas, além de reafirmar seu compromisso com a oferta de um ensino de qualidade e com a formação de profissionais e cidadãos comprometidos com a transformação social.
O novo diretor-adjunto, professor Dirlenvalder Loyolla, destacou a excelente parceria com o diretor-geral e o entusiasmo diante do novo desafio. Doutor em Letras, Loyolla possui mais de 20 anos de experiência no ensino superior, sendo 11 deles na Unifesspa, onde também já coordenou o Programa de Pós-Graduação em Letras (Poslet). Ele é autor de dois livros acadêmicos e uma obra de ficção, organizador de cinco coletâneas, tradutor e revisor de 15 obras nas línguas inglesa, francesa e espanhola, além de diversos artigos e capítulos publicados.
Também prestigiaram o ato de posse, o pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Edson do Anjos, o diretor de Extensão e Ação Intercultural da Proex, prof. Carlos Augusto Carneiro, e Raimundo de Oliveira Silva, assessor de Relações Institucionais do Gabinete da Reitoria.
Sobre o ILLA - O Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) da Unifesspa é referência regional na formação de professores e pesquisadores nas áreas de Linguística, Letras e Artes, com forte inserção na Amazônia Oriental. Oferece três cursos de graduação (Artes Visuais, Letras Português e Letras Inglês) e programas de pós-graduação, com destaque para o ProfLetras, Poslet. O Instituto promove ensino de qualidade, pesquisa aplicada e ações de extensão alinhadas à diversidade sociocultural e ao desenvolvimento regional. As subunidades do ILLA fortalecem a atuação acadêmica e curricular, resultando em boas avaliações do MEC e na expansão contínua das atividades do Instituto.
Redes Sociais