Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula Magna marca início da Turma 2025 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses

  • Publicado: Sexta, 28 de Março de 2025, 14h49
  • Última atualização em Segunda, 31 de Março de 2025, 09h16
  • Acessos: 202

aula magnaNa tarde desta sexta-feira (28), no Auditório Central da Unidade II, em Marabá, a Aula Magna da Turma 2025 do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses (PPGCF)  marcou a abertura das atividades letivas do programa. O evento contou com a presença do renomado Perito Federal Criminal Pedro Monteiro da Silva Eleutério, que ministrou uma palestra sobre o tema “Criptomoedas e Blockchain: Conceitos e Exames Forenses”.

Pedro Eleutério é um especialista na área de Computação Forense, com graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestrado em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006, atua como Perito Criminal Federal, realizando perícias em equipamentos de informática e auxiliando na solução de crimes cibernéticos.

Além de sua atuação pericial, Eleutério é autor de importantes obras na área de Computação Forense, como o livro “Desvendando a Computação Forense”, publicado em 2011, e coautor do “Tratado de Computação Forense”, premiado pela Sociedade Brasileira de Ciências Forenses (SBCF) no quadriênio 2015-2018. Também é um dos criadores da ferramenta forense NuDetective, utilizada em investigações de crimes digitais, incluindo a identificação de arquivos de pornografia infantojuvenil.

aula magna3Na mesa de abertura do evento, o Magnífico Reitor, Prof. Francisco Ribeiro, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica, Prof. Denilson Costa, o Diretor do Instituto de Geociências e Engenharias (IGE), Prof. José Elisandro, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses, Profa. Fernanda Carla Lima Ferreira. 

Organizado pelo Prof. Hugo Kuribayashi, o evento é um marco no início das atividades acadêmicas da nova turma do Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses, trazendo aos alunos um panorama atualizado sobre temas de grande relevância no cenário das investigações criminais digitais. Com a crescente popularização das criptomoedas e da tecnologia blockchain, a palestra de Pedro Eleutério abordou conceitos fundamentais e os desafios da perícia forense nesses ambientes digitais.

Sobre o PPGCF - Com início em 2021, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Forenses (PPGCF) tem como objetivo formar uma nova geração de pesquisadores e profissionais qualificados para atuar no campo interdisciplinar das Ciências Forenses, contribuindo para a interiorização da pós-graduação no Brasil, especialmente na Região Norte. De caráter interdisciplinar, possui uma área de concentração e quatro linhas de pesquisas, tendo 16 professores permanentes e três colaboradores.  É um curso gratuito, presencial, com duração de 24 meses.

Focado na solução de problemas práticos e nas demandas da Amazônia, em especial do Sul e Sudeste do Pará, o programa estimula a pesquisa aplicada, o desenvolvimento de novas tecnologias e a inovação na coleta, análise e avaliação de evidências forenses. Além de capacitar docentes e pesquisadores, o PPGCF promove o intercâmbio de conhecimento entre instituições de ensino e unidades de perícia criminal, fortalecendo redes de pesquisa e estimulando a produção científica em áreas como infraestruturas e obras públicas, evidências digitais, crimes ambientais e análises físico-químicas forenses.

Para saber mais sobre o Mestrado, acesse: https://ppgcf.unifesspa.edu.br/ 

aula magna2

 

Fim do conteúdo da página