RodaMundo Mulher debate protagonismo feminino e diversidade na luta por mais respeito e equidade
O RodaMundo, iniciativa cultural da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (PROEX/Unifesspa), é um espaço de visibilidade para a produção cultural e artística da comunidade acadêmica e da região.
Dentro dessa programação, o "RodaMundo Mulher" surge como um dos principais eventos, trazendo pautas relevantes sobre o protagonismo feminino e questões de gênero, especialmente no contexto do Mês da Mulher.
Claudiana Guido, coordenadora de cultura da Proex, conta que a proposta do evento é promover atividades culturais, debates, reflexões políticas e conta com a participação de diversos setores da universidade.
“A programação inclui uma roda de conversa sobre um tema de grande impacto para as mulheres, especialmente as que fazem parte da Feira dos Povos, composta majoritariamente por mulheres agricultoras”, acrescenta.
Nos dias 24 e 25 de março, nas Unidades II e III do campus Marabá, foram realizadas atividades dedicadas ao bem-estar das servidoras, incluindo ginástica laboral e palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pela presidente do Conselho Municipal de Defesa e dos Direitos da Mulher de Marabá, Luana Bastos. Já no Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA) em Santana do Araguaia, ocorreram aulas práticas de Zumba e palestra acerca da Violência contra a mulher.
Entre os dias 25 e 31 de março, a programação conta a exposição Arte Feminina da Unifesspa, na Unidade III. No dia 26, o evento foi marcado por uma roda de conversa sobre a importância da mulher nas lutas pela agricultura familiar da região, no Hall do Bloco Central da Unidade III. Simultaneamente, aconteceu a edição especial da Feira dos Povos dentro do RodaMundo, com a comercialização de produtos da agricultura familiar e um bazar solidário.
Esse momento contou com a presença de Geuza Morgado, Margarida Alves e Poli Soares que conduziram uma conversa com os ouvintes. Geuza, membro da Comissão Pastoral da Terra (CPT), trouxe para sua fala dados a respeito da presença das mulheres na agricultura familiar, reforçando o protagonismo feminino nesse ambiente e promovendo o debate sobre agroecologia. Durante o evento, as feirantes foram homenageadas e receberam kits com brindes em reconhecimento à sua atuação.
Já no dia 27 de março, o Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU) realizou uma palestra sobre violência contra a mulher com representantes do Centro de Referência Maria, em Xinguara.
O evento encerra na próxima segunda-feira (31) com uma conversa com as artistas da exposição "Arte feminina da Unifesspa" e a exibição do documentário de Milla Paz, produzido por discentes da Unifesspa, seguida de um debate com a equipe de produção. O evento é aberto ao público e promete ser um espaço enriquecedor de troca de conhecimentos e experiências.
Redes Sociais