Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Aula inaugural do ProfHistória marca a consolidação da pós-graduação no Campus de Xinguara

  • Publicado: Segunda, 17 de Março de 2025, 08h52
  • Última atualização em Segunda, 17 de Março de 2025, 08h56
  • Acessos: 335

IMG 5170Na última sexta-feira (14), o Programa de Pós-graduação Profissional em Ensino de História (ProfHistória) da Unifesspa, o primeiro programa de mestrado e doutorado em um campus fora da sede, recebeu o professor e advogado popular José Vargas Junior para a Aula Inaugural. Vargas Junior foi o responsável por acompanhar as famílias vítimas do massacre de Pau D’Arco.

A mesa de abertura do evento contou com a participação do reitor Francisco Ribeiro da Costa, da vice-reitora Lucélia Cavalcante, do diretor do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Pedro Ermita, do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Denilson Costa, do diretor de Pós-Graduação, Sidney Cerqueira dos Santos, e do coordenador do ProfHistória, professor Daniel Justi.

O reitor Francisco Ribeiro destacou a importância do estudo da História para a compreensão e construção da identidade regional. “O sul e sudeste do Pará carregam em seu solo as cicatrizes de séculos de conflitos fundiários, mas também as sementes de resistência que brotam nas vozes dos povos da floresta, das águas e dos camponeses”, ressaltou.

Segundo o coordenador do Programa, Daniel Justi, desde a primeira turma de mestrado em 2020, é realizado um acolhimento, seguido de um momento para ambientar e dar as boas-vindas aos novos estudantes. Devido à pandemia, não houve ingresso em 2021, mas nos anos seguintes, convidados proferiram a Aula Inaugural.

IMG 5174"A aula inaugural contou com a presença das quatro turmas atuais de mestrado, uma de doutorado e quatro turmas da licenciatura da Faculdade de História. Foi um momento de grande fraternidade e alegria, no qual celebramos a vitória parcial pela desapropriação da Fazenda Santa Lúcia, destinada à Reforma Agrária recentemente anunciada pelo Presidente Lula. Além disso, tivemos o reitor entregando diplomas a egressos do curso de mestrado, acompanhado de outros membros da administração superior", destaca Justi.

Para o professor André Furtado, há muitos motivos para comemorar. A turma de mestrado ocupou todas as quinze vagas ofertadas, e já se trabalha na ampliação do programa, que em breve será o primeiro a titular doutores na Unifesspa.

A solenidade foi marcada pela presença dos novos estudantes do mestrado e dos primeiros alunos de doutorado Claudimir de Oliveira Espindola, Pedro Luiz do Nascimento Neto e Maicon Douglas Holanda.

Este semestre contará ainda com um estágio igualmente inédito de um estudante mexicano, Victor Manuel Francisco Utria, da Universidad Veracruzana (UV), que terei a honra de receber das mãos de seu orientador, Prof. Dr. Hubonor Ayala Flores, por meio do edital 'Move la América' da CAPES”, destaca.

Para o reitor, uma atividade como essa consolida a expansão e o fortalecimento da pós-graduação na instituição. O sucesso do ProfHistória é fruto do esforço conjunto de professores, professoras, técnicos e técnicas que, com dedicação além de suas funções, tornaram possível a concretização deste programa. “A Unifesspa reafirma, assim, seu compromisso com a formação de excelência e a valorização do conhecimento histórico em uma região estratégica da Amazônia”, enfatiza.

                 IMG 5169IMG 5172

Fim do conteúdo da página