Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Unifesspa sediará I Encontro dos Grupos PET-Saúde Equidade do Pará

  • Publicado: Terça, 11 de Março de 2025, 15h27
  • Última atualização em Terça, 11 de Março de 2025, 15h28
  • Acessos: 220

CardA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), sediará nos dias 13 e 14 de março, no Auditório Central da unidade III, o I Encontro dos Grupos PET-Saúde Equidade do Pará. O evento reunirá estudantes, docentes, profissionais de saúde e gestores envolvidos no Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), para discutir desafios e avanços na promoção da equidade na educação e na gestão do trabalho no Sistema Único de Saúde (SUS). 

A programação será realizada de forma híbrida, com atividades presenciais  na unidade III da Unifesspa, em Marabá, e ao vivo no Canal do YouTube Petsaudeequidade-unifesspa. Durante os dois dias, os participantes poderão acompanhar debates, oficinas, minicursos e apresentações culturais, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre equidade na saúde.

O primeiro dia do evento, dia 13/03, contará com uma programação diversificada, com reflexões sobre equidade na saúde e experiências regionais no âmbito do SUS. A abertura oficial do evento acontece às 8h.

Os participantes serão recebidos  com a atividade “Chegança”, um momento de recepção e construção coletiva do mural “Equidade para mim é...”. Em seguida, o músico Davi Traspadini faz sua participação, encerrando com a solenidade com a presença de autoridades das instituições de ensino superior e das secretarias de saúde. Como convidado especial do PET, o sanitarista José Carlos Silvan, coordenador da Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), conduzirá a discussão sobre Equidade na Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde: possibilidades e desafios no âmbito do SUS.

A mesa-redonda "Experiências no Sudeste do Pará", às 14h, abre a sequência de apresentações acerca dos projetos PET-Saúde Equidade desenvolvidos na região. Em seguida, será a vez da discussão sobre as iniciativas no Sudoeste e no Baixo Amazonas do Pará e, após, experiências na Região Metropolitana de Belém. A III Mostra Cine-Marabá de Cinema Indígena, às 18h, encerra o primeiro dia de evento, exibindo filmes que retratam a cultura e os desafios dos povos indígenas na Amazônia. 

O dia seguinte, 14/03, será destinado para realização das oficinas, minicursos e grupos de trabalho, abordando diferentes aspectos da equidade e da saúde no SUS. Pela manhã, ocorrem atividades presenciais e virtuais, incluindo oficinas e minicursos sobre elaboração de projetos, saúde mental no trabalho, educação permanente e equidade no SUS, além de práticas como dança e agroecologia. À tarde, acontecem os Grupos de Trabalho (GTs), que discutirão temas como racismo, diversidade de gênero e sexualidade, capacitismo e saúde mental, tanto no formato presencial quanto virtual. O evento se encerra com a sessão de fechamento, com a apresentação da síntese dos GTs.

O coordenador do projeto, César Augusto Paro, destaca que as expectativas para o evento são altas, este é o primeiro encontro e a intenção é que ele se torne uma programação anual. Segundo ele, a data foi escolhida estrategicamente para garantir a participação dos nove grupos PET-Saúde Equidade do estado. “Este encontro é uma grande oportunidade para a troca de experiências entre os grupos. Nosso objetivo é fortalecer as ações voltadas para a equidade no SUS e promover reflexões sobre os desafios e possibilidades na formação e na gestão do trabalho em saúde”, afirma.

Inscrições: 

As inscrições para participação presencial podem ser feitas até o dia 11 de março, enquanto os interessados na modalidade online têm até o dia 13 para se inscrever. O processo de inscrição é realizado pelo site do evento https://www.even3.com.br/encontro-petspara/ . Para obter a certificação, os participantes devem comparecer em três dos quatro turnos programados, os participantes também receberão certificados específicos de presença nas oficinas/minicursos, desde que estejam em todo o momento da atividade.

O que é o PET-Saúde Equidade?

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma iniciativa conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação que busca fortalecer a integração entre ensino, serviço e comunidade. Seu objetivo é aprimorar a formação dos profissionais de saúde e dos estudantes de graduação da área, garantindo um aprendizado baseado na realidade dos serviços de saúde pública.

A 11ª edição do PET-Saúde tem como tema "Equidade na Gestão do Trabalho e na Educação na Saúde", abordando questões fundamentais para a consolidação de um SUS mais inclusivo e acessível. No Pará, o programa está presente em nove projetos ativos desde maio de 2024, envolvendo seis Secretarias Municipais de Saúde (Altamira, Belém, Marabá, Parauapebas, Santarém e Tucuruí), além da participação da Unifesspa, da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de diversos campi da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Na Unifesspa, o programa é formado por 4 grupos tutoriais que abordam as temáticas: diversidade sexual, equidade de gênero, saúde mental no trabalho e processo de maternagem.

Fim do conteúdo da página