Novo serviço da Biblioteca garante agilidade na hora de criar fichas catalográficas
O Centro de Biblioteca Universitária (CBIU), em parceria com o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), anuncia a disponibilização de mais um serviço para a comunidade Unifesspa: o Ficha Fácil.
Desenvolvido pela equipe composta pelos servidores Jeferson Ferreira (CTIC), Alessandra Nunes (CBIU), Miriam Alves (CBIU) e Nielsen Gonçalves (CTIC), o Ficha Fácil é um sistema inspirado em softwares utilizados em diferentes universidades brasileiras e que oferece celeridade e autonomia na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos discentes da Graduação e da Pós-Graduação.
Integrado aos sistemas de gestão da UNIFESSPA, o Ficha Fácil permite que os usuários utilizem a plataforma sem necessidade de cadastros adicionais, aproveitando o login unificado da Unifesspa.
Padrão e credibilidade
As fichas catalográficas geradas seguem rigorosamente os padrões estabelecidos pelo Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). Critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade e usabilidade foram incorporados ao conceito de desenvolvimento da ferramenta, garantindo qualidade e conformidade. Além disso, o template utilizado na geração das fichas é gerenciado por bibliotecários experientes da Unifesspa, o que proporciona maior segurança e credibilidade ao processo.
Tecnologia a favor do Usuário
Mesmo sendo um sistema compacto em termos de funcionalidades, o Ficha Fácil foi desenvolvido com foco em desempenho, segurança e usabilidade. Sua interface é amigável e intuitiva, permitindo que até mesmo usuários menos experientes consigam gerar suas fichas sem dificuldades. O sistema realiza diversas validações automáticas, garantindo que as informações inseridas estejam corretas e evitando erros no processo.
Sem limites, sem complicação
Segundo Alessandra Helena da Mata Nunes, Coordenadora Geral do Centro de Biblioteca Universitária ( CBIU ), qualquer integrante de um trabalho acadêmico pode gerar a ficha catalográfica no Ficha Fácil e não há limite para o número de fichas que podem ser criadas. “Com essa liberdade e facilidade, o sistema realmente cumpre sua missão de simplificar o processo e otimizar o tempo da comunidade acadêmica. Vale lembrar que as fichas catalográficas de livros, revistas, anais e documentos administrativos continuarão a serem elaboradas pela Biblioteca.”, destaca.
O Ficha Fácil já está disponível através do site https://fichafacil.unifesspa.edu.br/. É simples e rápido gerar sua ficha catalográfica, experimente!
Redes Sociais