Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Com visita técnica da Ebserh e apoio da prefeitura, Unifesspa avança na criação do Hospital Universitário em Marabá

  • Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 14h07
  • Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2025, 15h34
  • Acessos: 493

reuniao ebserhO reitor Francisco Ribeiro da Costa e a equipe da Administração Superior da Unifesspa receberam, esta semana, os representantes da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh): Adriano Sousa, Luciana Barros e Sálua de Andrade.

O objetivo deste encontro foi iniciar o processo para que o Hospital Universitário da Unifesspa se torne uma realidade. O evento marcou um momento importante não apenas para a universidade, mas também para Marabá e toda a região de Carajás.

O principal objetivo da visita era apresentar a universidade, seu potencial de crescimento, a realidade local e os aparelhos de saúde da cidade. Na terça-feira (25), as equipes se reuniram para a primeira reunião dessa fase.

O encontro foi prestigiado por autoridades políticas da região, como o vice-prefeito João Tatagiba, o secretário de Saúde Webert Ribeiro de Carvalho, o secretário de Obras Ítalo Ipojucan, entre outros. Os deputados Airton Faleiro e Dirceu Ten Caten também participaram remotamente, enviando suas mensagens de apoio.

Segundo Tatagiba, a saúde em Marabá precisa sair da UTI. “O município está trabalhando muito para mudar esse quadro. E agora, com a formatação deste novo hospital, precisamos nos unir nesse propósito. O município está pronto para contribuir no que for possível para que este hospital se concretize o mais rápido possível”, afirmou.

Para conhecer a realidade dos aparelhos de saúde da região, após a reunião do primeiro dia, a comitiva visitou o Hospital Municipal de Marabá (HMM) e o Hospital Regional. Ao fim do primeiro dia, Adriano Sousa, da Ebserh, expressou satisfação pelo empenho não apenas da comunidade universitária, mas também das autoridades da cidade e região.

No segundo dia de visita, os representantes da Ebserh, o reitor Francisco Ribeiro, Douglas Martins (SINFRA), o professor José Otávio Pires (IEDAR), Murilo Augusto (Superintendente de Desenvolvimento Urbano), e suas equipes, visitaram o terreno onde será construída a futura sede do Hospital Universitário da Unifesspa (HUU).

visita reuniao construcao hospital universitario 19 750x424Para Murilo Augusto, Superintendente de Desenvolvimento Urbano, a doação do terreno para a construção do hospital universitário, encabeçado pela Unifesspa, é um divisor de águas para Marabá e região. “Se continuarmos assim, no futuro de médio e longo prazo, Marabá pode se tornar um novo polo de atendimento médico da Amazônia, não só no Sul e Sudeste do Pará, mas também na formação de médicos, tendo em vista a criação do novo curso de Medicina da Unifesspa”, afirmou.

“Esse terreno é um patrimônio do município, uma área institucional de propriedade do município. O prefeito autorizou a doação do terreno, mas não basta apenas a autorização do prefeito, existe um procedimento a ser seguido, e ao final, depende de uma lei aprovada pela Câmara Municipal”, explicou. Segundo a equipe da SDU, o processo de doação já foi iniciado e está avançando rapidamente, com parecer jurídico e técnico já emitidos. A decisão final autorizando a doação já foi formalizada e o projeto de lei foi encaminhado para a Procuradoria do Município, seguindo para a Câmara Municipal.

Esse encontro, realizado na terça e quarta-feira, representa um marco importante não apenas para a universidade, mas também um avanço significativo. Além de contribuir para a promoção de políticas públicas de saúde para a população de Marabá e região, o hospital universitário simboliza a concretização de um projeto que foi sonhado por muitos anos.

Segundo o reitor, a visita é uma das fases cruciais para a implantação do hospital. O projeto já foi autorizado pelo ministro e, agora, a equipe irá elaborar um relatório com todas as informações coletadas, incluindo os detalhes das visitas aos hospitais municipais e regional, bem como ao terreno. "A expectativa é grande de que a Ebserh aprove a continuidade deste processo. Estamos fazendo todas as articulações políticas possíveis para que esta região receba este importante equipamento de saúde pública", revelou.

Ao finalizar a visita, Adriano Sousa compartilhou suas impressões e os próximos passos. “Conseguimos concluir nosso objetivo, visitamos as unidades hospitalares do município, o hospital regional e o terreno que está em processo de doação pela prefeitura para a universidade. Agora, os próximos passos envolvem reunir todas as informações coletadas e levá-las para nossa sede em Brasília para apreciação do nosso presidente, Arthur Kioro", finalizou.

visita terreno"Várias outras reuniões virão pela frente"

Para Francisco Ribeiro , a reunião permitiu que a universidade estabelecesse um primeiro diálogo com a Ebserh, alinhando questões relevantes para a criação do hospital universitário. "Esta é a primeira reunião que estamos fazendo. Várias outras reuniões virão para definir, por exemplo, quantos leitos, quais especialidades o hospital vai atender, entre outros aspectos", explicou.

Animado, o professor Francisco agradeceu o apoio de todos os parceiros do Executivo e Legislativo Municipal, além dos deputados estaduais, federais e senadores envolvidos na aquisição desse importante equipamento de saúde pública para Marabá.

“O Hospital Universitário da UNIFESSPA já recebeu aprovação do Ministério da Educação e foi formalizado através de um projeto conceitual que está em fase avançada. Para que se torne realidade e seja possível construir o equipamento, era necessário que a Ebserh viesse até Marabá”, declarou .

Fim do conteúdo da página