Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
ICH

Unifesspa assina Ordem de Serviço para construção do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas

  • Publicado: Quarta, 26 de Fevereiro de 2025, 16h19
  • Última atualização em Quarta, 26 de Fevereiro de 2025, 16h20
  • Acessos: 240

assinandoNesta terça-feira (25), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) avançou em sua estruturação acadêmica com a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH). O evento contou com a presença do reitor da universidade, Francisco Ribeiro, além de representantes da empresa responsável pela obra e do diretor-geral do ICH, professor Marcus Mariano.

O novo prédio será construído na Unidade 3, campus de Marabá, em uma área situada entre o atual prédio do ICH e o bloco do auditório central. Com uma estrutura de 2.867,08 m² distribuídos em quatro pavimentos, a edificação abrigará a estrutura administrativa do instituto, as Faculdades de História e Geografia e os programas de pós-graduação. Além disso, contará com laboratórios de ensino para os cursos de História e Geografia, laboratórios de informática para graduação e pós-graduação e um mini-auditório com capacidade para 70 pessoas.

Segundo o diretor-geral do ICH, Marcus Mariano, com a assinatura da Ordem de Serviço, a próxima etapa será o início da construção. "Segundo a construtora, as obras devem começar em março, após o carnaval", informou. Mariano destacou ainda a importância do novo espaço para o desenvolvimento acadêmico e científico da região. "Essa obra representa o reconhecimento e a relevância das Ciências Humanas para a Unifesspa e para o Sul e Sudeste do Pará. Sua construção ampliará nossas ações de ensino, pesquisa e extensão, fortalecendo nossas parcerias com instituições nacionais e internacionais", afirmou.

O reitor da Unifesspa, Francisco Ribeiro, também ressaltou a importância do projeto para a universidade e para a comunidade acadêmica. "Este é um momento histórico para a Unifesspa. A construção deste prédio simboliza não apenas a expansão física da nossa instituição, mas também o compromisso com a formação de profissionais qualificados que contribuirão para o desenvolvimento social e econômico da região. Estamos investindo no futuro do ensino público e na valorização das Ciências Humanas", afirmou o reitor.

termo

Para Mariano, a nova infraestrutura trará melhorias significativas na qualidade de ensino e formação dos estudantes. "Teremos um espaço adequado para a integração de projetos na área das Ciências Humanas, o que potencializará o crescimento do instituto e, consequentemente, da própria universidade", destacou.

Expansão e desenvolvimento

A construção do novo prédio atende a uma demanda antiga do Instituto de Ciências Humanas, que busca melhorar e ampliar sua infraestrutura para acompanhar seu crescimento académico. Atualmente, o instituto conta com sete cursos de graduação, cinco cursos de mestrado e programas como o PARFOR e o Forma Pará, totalizando uma comunidade de mais de 1.400 pessoas.

"Nosso instituto cresceu muito nos 11 anos de Unifesspa. A estrutura atual não atende plenamente nossas necessidades, especialmente no que diz respeito aos laboratórios, onde enfrentamos dificuldades para avançar devido à falta de instalações adequadas. Essa assinatura simboliza uma nova fase de crescimento para nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão", finalizou Mariano.

Com a implantação da nova estrutura, a Unifesspa reforça seu compromisso com a qualidade do ensino superior, proporcionando melhores condições para a formação acadêmica e o desenvolvimento científico na região.

Fim do conteúdo da página