Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IV Mostra de Ciências Naturais da Unifesspa exibe animais dos oceanos em modelos de papelão reciclado

  • Publicado: Quinta, 20 de Fevereiro de 2025, 16h14
  • Última atualização em Quinta, 20 de Fevereiro de 2025, 16h28
  • Acessos: 221

Entre os dias 17 a 19 de fevereiro acontece a IV Mostra de Materiais Didáticos e Práticas para o Ensino de Ciências Naturais da Unifesspa. O evento é organizado por alunos e professores do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Faculdade de Química (Faquim), do Instituto de Ciências Exatas (ICE) e tem como objetivo apresentar metodologias inovadoras para tornar as aulas de ciências mais dinâmicas, atualizadas e contextualizadas com a realidade amazônica. A exibição foi montada com a proposta de expor animais dos oceanos em modelos de papelão reciclado, tendo como uma estratégia de ensino-aprendizagem de biologia, na escola pública de Marabá. Peixe

A mostra integra o projeto de extensão do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e busca fortalecer a conexão entre as escolas da região e a universidade. Durante o evento, são apresentadas diversas atividades práticas, como jogos educativos, modelos 3D da fauna marinha, O Mundo Micro, entre outros. A programação também inclui Oficinas destinadas aos professores para a produção de materiais educacionais bem como o uso de programação SCRATCH e microscópios de sombra.

O evento, que teve sua primeira edição em 2019, foi interrompido durante os anos de pandemia e retomado em 2023 com duas edições. Em 2024 a mostra ocorreu em dezembro com a apresentação dos invertebrados da Amazônia. Este ano (2025), a mostra acontece em fevereiro, nos dias 17, 18 e 19. A atividade é voltada para acadêmicos, professores da rede pública, gestores educacionais e a comunidade em geral, promovendo a troca de conhecimentos e a integração entre teoria e prática no ensino de ciências.

Durante a atividade de encerramento o professor Ulisses Albino, da Faculdade de Química, explica que cada Mostra tem um tema. “O professor Cláudio, grande responsável pelo evento, pensa nos materiais didáticos, como será estruturado, o tema abordado, quais materiais usar na confecção e etc. A realidade é que essa Mostra passou também por uma biologia evolutiva. Com o passar dos anos ela foi crescendo, expandindo”, frisou lembrando que o objetivo primordial do curso de Ciências Sociais é fortalecer a educação básica.

Ciências Naturais e seus desafios

O ensino de ciências naturais enfrenta desafios significativos, especialmente nos anos finais do ensino fundamental, onde os alunos, adolescentes e pré-adolescentes, precisam ser engajados com metodologias que despertem interesse e curiosidade. A mostra busca superar essas dificuldades, apresentando práticas que colocam os estudantes no centro do processo de aprendizagem, utilizando recursos tecnológicos e materiais didáticos criativos.

A iniciativa também visa contribuir para a formação de professores mais preparados e para a alfabetização científica dos jovens, promovendo o pensamento crítico e a conscientização sobre temas locais e globais, como mudanças climáticas, desmatamento e sustentabilidade. Além disso, o evento fortalece a identidade do curso de Licenciatura em Ciências Naturais da Unifesspa, destacando seu papel na formação de educadores capazes de enfrentar os desafios da educação na Amazônia.

Para a professora Iris Passos a Mostra tem um papel importante na formação acadêmica dos profissionais que já trabalham ou que vão trabalhar na educação. “Nossa meta é formar profissionais capacitados. Temos ganhado cada vez mais espaço no Curso, no Instituto e na Unifesspa e contribuído com a formação e capacitação acadêmica”.

Peixe 2

Impacto na comunidade

A Mostra de Materiais Didáticos e Práticas para o Ensino de Ciências Naturais da Unifesspa tem se consolidado como uma importante ferramenta pedagógica, promovendo a interação entre universidade, escolas e comunidade. O evento já demonstra impactos positivos, como o aumento do interesse da população de Marabá pelas atividades acadêmicas e científicas da Unifesspa. Além disso, a mostra incentiva a pesquisa e a inovação no ensino, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes.

A edição de 2024, tem sua culminância em fevereiro de 2025, e conta com o apoio de professores, técnicos e gestores da Unifesspa, além de parcerias com escolas da região.

Serviço: 

IV Mostra de Materiais Didáticos e Práticas para o Ensino de Ciências Naturais da Unifesspa

Data: 17, 18 e 19 de fevereiro de 2025 

Local: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) – Campus III – Bloco da Reitoria

Público-alvo: Professores, estudantes e comunidade em geral 

Programação: Atividades práticas, exposições e demonstrações de metodologias inovadoras para o ensino de ciências. 

Fim do conteúdo da página