Rondon do Pará: Cursinho Popular desenvolvido pelo ICSA celebra bons resultados

• Publicado: Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 16h21
  • Última atualização em Sexta, 19 de Janeiro de 2024, 17h17

WhatsApp Image 2024 01 19 at 11.33.55 1O projeto Cursinho Popular, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), iniciou suas atividades no ano de 2022 no intuito de ajudar jovens de Rondon do Pará e região na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O cursinho, oferecido de forma gratuita, traz oportunidade aos jovens que desejam se preparar para a prova sem ônus financeiro.

No seu primeiro ano de atividade, o projeto contou com uma equipe de 15 pessoas, entre discentes de graduação, técnicos e professores do instituto. O fruto deste trabalho foi a aprovação em universidades públicas estaduais e federais de 25 dos 30 alunos que frequentavam as aulas.

Já em 2023, o projeto passou a contar com uma equipe de 32 colaboradores, incluindo professores da rede estadual de ensino de Rondon do Pará e concluiu essa etapa com resultados satisfatórios.

As aulas aconteciam em três dias da semana, entre as 19h às 21h30 no mini auditório do instituto, abordando as áreas de ciências humanas, biológicas, linguagens e redação. Entre os 16 tópicos de redação abordados em sala de aula, a “história do feminismo”, debatido pela Profa. Tatiane Duarte, se destacou, pois trouxe questões sobre o trabalho invisível da mulher, tema da redação do ENEM de 2023.

WhatsApp Image 2024 01 19 at 11.33.59O impacto social do projeto é alto, pois além de preparar a comunidade para o ENEM, ajuda com recursos financeiros disponibilizados por bolsas de extensão os alunos e alunas da graduação do ICSA.

O coordenador do projeto, Vinícius Alcântara, técnico em Assuntos Educacionais do ICSA, comenta que projetos como esse devem ser espalhados por todo o Brasil, visto que a maioria da população brasileira possui baixo poder aquisitivo, o que acaba dificultando a inserção do jovem dentro de um cursinho preparatório particular.

“A metodologia de ensino se baseou em princípios construtivistas, do qual a relação entre professor e aluno se dá através de diálogos e interações mútuas, trabalhando o conhecimento por meio da tecnologia digital, além das contextualizações trazidas pelos mediadores e professores, tudo isso numa perspectiva de simplificar e atender os objetivos de aprendizagem", conclui.

A cerimônia de encerramento do projeto aconteceu no auditório externo do ICSA no mês da aplicação das provas. Foram entregues 40 certificados de conclusão do projeto, além de brindes aos alunos e coffee break aos presentes. No evento, estiveram presentes o reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, além da direção-geral do ICSA, direções de faculdades, professores, mediadores e alunos.

WhatsApp Image 2024 01 19 at 11.33.55