Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
retrospectiva

Unifesspa comemora avanços realizados ao longo de 2023

  • Publicado: Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 10h32
  • Última atualização em Sexta, 29 de Dezembro de 2023, 19h06
  • Acessos: 761

IMG 7930

O ano de 2023 está quase finalizando e apesar dos desafios enfrentados ao longo deste período, como os cortes orçamentários por exemplo, a família Unifesspa, composta por todos os servidores do quadro efetivo – técnicos e docentes, servidores terceirizados e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação, tem bons motivos para comemorar. Começamos lembrando que neste ano mais de 300 alunos realizaram seus sonhos, com a conquista da conclusão do curso de ensino superior. Além disso, neste ano a saímos de 127 pesquisas desenvolvidas em 2022 e saltamos para 492 pesquisas em 2023, um aumento de 287,4%. As ações de extensão também fortaleceram as atividades desenvolvidas, com 65 projetos desenvolvidos no decorrer deste ano.

Outro grande salto que tivemos foi ampliar a quantidade de municípios onde são ofertados os cursos da Unifesspa. Em 2022, os cursos de graduação estavam distribuídos em 27 municípios diferentes, incluindo os campi da instituição. Em 2023 houve uma expansão das cidades do interior do sul e sudeste do Pará que foram beneficiadas com a oferta dos cursos de ensino superior, gratuito e de qualidade, ofertados pela Unifesspa. Até o final deste ano foram contabilizados o total de 36 municípios, representando o aumento de 33%.

Embora que ainda tímido, neste ano o crescimento também alcançou o quadro de servidores efetivos, com a posse de 11 novos funcionários públicos e com o agendamento de posse de mais dois novos servidores, previstas para janeiro.

Restaurante Universitaio RU 6303

Os motivos de comemoração também alcançam o aumento de mais de 60% das refeições fornecidas pelo Restaurante Universitário (RU) da nossa instituição. Em 2022, o total de refeições fornecidas foi de 44.779 e em 2023 subiu para 72.547. Um aumento representativo de almoços servidos que beneficiaram diversas pessoas com uma alimentação saudável, balanceada e nutritiva.

Também aumentou a quantidade de alunos beneficiados com o subsídio para alimentação no RU. Já que em 2022 a quantidade de refeições servidas por meio do subsídio alcançava um pouco mais de 36 mil refeições e até o final deste ano, 2023, teve um salto para quase 60 mil refeições fornecidas com o subsídio. O aumento representa 63,4% refeições a mais, em relação ao ano anterior.

RU IMG 4984

A pró-reitora de extensão e assuntos estudantis (Proex), Lúcia Cavalcante, lembra que este ano também teve redução no valor da refeição fornecida no RU. “Somos o único RU do Brasil que conseguiu reduzir o preço pago pelos alunos nas refeições. Sem dúvida, o RU está entre as maiores conquistas da política de permanência estudantil da atual gestão da reitoria. Cotidianamente ouvimos relatos significativos de alunos que passam mais tempo na universidade estudando e desenvolvendo pesquisa e extensão, bem como de servidores que conseguem se alimentar a preço justo.”, frisou.

Cavalcante destacou ainda que para o próximo ano, 2024, será acrescentado novos serviços oferecidos pelo restaurante universitário. “Estamos trabalhando para que em 2024 sejam implementadas mais novidades, como o jantar na Unidade III, do campus de Marabá, e a distribuição de marmitas nas demais Unidades e Campi da Unifesspa", acrescentou.

Sobre o ano de 2023, o reitor Francisco Ribeiro lembra que, apesar dos desafiados, a instituição conseguiu atingir as metas nas pró-reitorias finalísticas: de ensino, de pesquisa e de extensão. “Nossos cursos de pós-graduação ampliaram, nós conseguimos aumentar as nossas refeições oferecidas no restaurante universitário. Conseguimos regularizar os semestres letivos para o próximo ano, depois do efeito da pandemia. Finalizamos também várias obras que estava em execução, os centros de convivência, adaptações de acessibilidade, etc.”, destacou.

Pós-graduação  

Também avançamos nas bolsas de pesquisas de alunos de mestrado, saímos de 53 bolsas para 109, que representa um aumento de 106%. Nos últimos anos também tivemos um considerado desenvolvimento nos discentes que receberam título de mestrado, onde passamos de 56 para 147 neste ano, um avanço de 162%, de 2020 para 2023. Sendo que deste quantitativo 131 foram titulados neste ano (2023). A pós-graduação também tem avanços nos cursos já que neste ano tivemos a aprovação de um curso novo pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que é o Programa de mestrado em Geografia, além da adesão aos Programas de Mestrado Profissional em Saúde da Família; ao Mestrado Profissional de Sociologia; ao Programa de Doutorado em Ensino de História e ao Programa de Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia.

DUOL7307

De acordo com a Pró-reitora de pós-graduação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico (Propit), Gilmara Feio, para 2024 serão publicados os editais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBIT) e temático sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Além disso, também será trabalhada a ampliação de acesso a pós-graduação, através do aumento da oferta de cursos de mestrado e especialização.

Ribeiro comemora todos os avanços deste ano, mas contextualiza o cenário do orçamento de custeio para o 2024. "É desafiador e a Unifesspa, junto a outras instituições, têm buscado meios de garantir melhorias. Nossa associação dos dirigentes das instituições federais de ensino tem agido politicamente em conjunto ao Senado e a Câmara de deputados para modificar o orçamento previsto para as universidades federais. Além disso, também tem agido politicamente junto ao governo. Continuamos lutando para que este cenário de cortes no orçamento, que já tem quase uma década, seja revisto e que as universidades voltem a ter a primazia e o respeito que tiveram no passado, já que 90% da pesquisa que é realizada no Brasil são desenvolvidas nas universidades públicas", informou.

Unifesspa em expansão

IMG 0103

As comemorações não param por aí, já que Unifesspa também tem crescido em estrutura. Neste ano foi entregue a reforma do Bloco Multiuso da unidade III, campus de Marabá, além de ter sido entregue a construção do Centro de Convivência de Santana do Araguaia e entregue a construção do Centro de Convivência do campus de Xinguara. 

Ainda neste ano foi realizada e entregue a construção de muro e cerca de fechamento do campus universitário de São Félix do Xingu e efetivada a contratação de empresa para a execução de obra de obra de muro e cerca do local, além das adequações de acessibilidade da unidade II, do Campus de Xinguara.

Além das entregas já realizadas em 2023, a instituição começa o ano de 2024 com a construção do Bloco Multiuso, de Santana do Araguaia, em andamento e com previsão de entrega para junho. O refeitório da Unidade II, Campus Marabá, também tem previsão de entrega para o final do próximo ano.

Para além destas, está em processo licitatório a construção do muro, a urbanização e adequações de acessibilidade do Campus de Rondon do Pará, todas com previsão de entrega para o segundo semestre de 2024.

Também está em processo de licitação a construção do Prédio geral de Laboratórios do Instituto de Geociências e Engenharia.

Para além disso, o reitor declara ter boa perspectiva para a consolidação da Unifesspa. “Há três semanas nos reunimos com o ministro para discutir a questão do plano de consolidação da Unifesspa do contexto do PAC Educação (Plano de Aceleração e Crescimento, no contexto educacional). Nessa reunião foi garantida a que as nossas obras prioritárias poderão ter início, como por exemplo: o Hospital Veterinário, em Xinguara; o bloco multiuso de São Félix de Xingu; o bloco multiuso do Instituto de Geociência e Engenharia; o bloco de multiuso do Instituto de Ciências Humanas. Além de outras obras que nós ainda estamos negociando com o governo federal. Também recebemos emendas parlamentares para gente iniciar a construção do bloco de medicina”, declarou acrescentando que apesar de todas as dificuldades orçamentárias, que a Unifesspa tem construído para 2024 um cenário positivo", descreveu.

Fim do conteúdo da página