Unifesspa tem três projetos aprovados em Chamada Universal do CNPq

• Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 14h10
  • Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 14h14

Três projetos de pesquisa da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) foram aprovados na Chamada Pública Universal nº 10/2023, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (CNPq/MCTI). A Chamada Pública teve como objetivo apoiar projetos de pesquisa que contribuem para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação do país em todas as áreas do conhecimento.

Com o resultado, mais R$ 125 mil em recursos do Governo Federal serão investidos no custeio das ações realizadas pelos grupos de pesquisa da Unifesspa, o que envolve a aquisição de materiais e equipamentos, contratação de serviços, passagens e diárias e a concessão de bolsas nas modalidades Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica Industrial (ITI), Desenvolvimento Tecnológico Industrial (DTI) e Apoio Técnico (AT).

Projetos contemplados:

“Evolução Arqueana-Proterozóica do Complexo Bacajaí e Aruanã, Domínio Bacajá” - profa. Gilmara Lima

O projeto visa contribuir com o entendimento da evolução Arqueana-Paleoproterozóicos entre os blocos Carajás e Bacajá. A transição arqueano-proterozóico foi um dos eventos geológicos mais importantes da terra, que culminou com estabelecimento de processos tectônicos similares aos atuais, mas também foi crucial para a formação de depósitos minerais de grande porte. Por isso, a compreensão dessas rochas é fundamental para entender como se deu a evolução da terra, mas sobretudo, para subsidiar a pesquisa mineral.

O trabalho de geologia básica é pesquisar sobre a evolução da crosta terrestre, em uma região pouco explorada como do Domínio Bacajá, o que permite compreender se a região tem potencial para metais. Os fundos obtidos com o financiamento serão utilizados para pagamento da datação de rochas.

“Recebo com alegria a aprovação do projeto, já começo a fazer planos para executá-lo com eficácia. Esse projeto vai permitir aos alunos da geologia da Unifesspa a inserção na iniciação científica e desenvolvimento de estudos mais avançados sobre a evolução crustal”, comemora Gilmara, docente à frente do projeto.

“Fauna silvestres com potencial zoonótico utilizada na alimentação de povos tradicionais da Amazônia Oriental” – prof. Pedro Quevedo

WhatsApp Image 2023 12 21 at 13.59.29O projeto consiste na realização de expedições na comunidade indígena kayapó, localizada no município de São Félix do Xingu-PA, com o consentimento das lideranças e dos caciques, para a identificação das espécies utilizadas como fonte de proteína para essa comunidade. A equipe verificará se algumas dessas espécies são hospedeiras de parasitas, que possuem potencial zoonótico e apresentam risco à população. Os recursos serão alocados para custear as expedições, adquirir equipamentos para identificação desses parasitas e, posteriormente, divulgar os resultados nesta comunidade.

“A sensação de aprovar um projeto no edital universal da CNPQ é a melhor possível. Estamos com um projeto genuinamente elaborado na Unifesspa, com docentes e discentes da instituição. É um projeto muito peculiar e que traz, portanto, essa nossa identidade de um curso localizado na Amazônia e voltado para as necessidades dos povos tradicionais”, celebra o pesquisador contemplado.

"Avaliação de plantas da Amazônia oriental com potencial psicoativo em testes comportamentais com zebrafish" - Caio Maximo

A proposta busca entender mais sobre o potencial psicoativo da flora amazônica. Muitas plantas da região são usadas tradicionalmente para ajudar com ansiedade e estresse, pelo seu potencial calmante, para lidar com insônia, e para alcançar estados alterados de consciência. O projeto é coordenado pelo Prof. Caio MAximo e conta com a participação dos profs. Diógenes Henrique de Siqueira Silva e Bernardo Tomchinsky, ambos do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB) e da profa. Monica Lima Maximino, da UEPA/Marabá.

Com o projeto, a equipe pretende posicionar a Unifesspa como líder regional nas pesquisas com plantas medicinais e consolidar os laboratórios da instituição como referência para testes comportamentais. O projeto será importante para formação de recursos humanos na Unifesspa, com os alunos de graduação em Ciências Biológicas e Psicologia, com parceria dos alunos do doutorado da Bionorte.WhatsApp Image 2023 12 22 at 11.38.10

“fico muito feliz com a aprovação, nos permitirá desenvolver a pesquisa com mais tranquilidade. Existem benefícios diretos para a sociedade se o projeto for bem-sucedido, com a descoberta de moléculas que sejam mais interessantes para tratar transtornos mentais. Prevemos o fortalecimento da bioeconomia, principalmente a partir de alianças estratégicas com povos detentores do conhecimento tradicional”, exalta Caio, coordenador da pesquisa contemplada.

Saiba mais - Por meio da Chamada Pública, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação liberou mais de R$ 300 milhões para cerca de 2,7 mil projetos em todas as áreas do conhecimento, alocados em instituições de todo o País. As propostas de pesquisa foram divididas em Faixa A, destinada a grupos emergentes com pelo menos três doutores, e Faixa B, para grupos consolidados que possuem entre seus membros, no mínimo, cinco doutores atuantes em ao menos duas instituições distintas. Os investimentos para cada projeto foram de até R$ 165 mil e R$ 275 mil, respectivamente.

Por Mirella Carvalho, estagiária de jornalismo