Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de Geografia exploram a riqueza natural das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio em São Geraldo do Araguaia

  • Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 14h11
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 14h12
  • Acessos: 238

visita ideflorEstudantes do curso de Geografia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus de Xinguara, tiveram uma experiência única ao visitar o Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas e a Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia, localizados em São Geraldo do Araguaia, município da região sudeste paraense. 

A visita técnica, realizada pelas turmas dos anos de 2020 a 2022, proporcionou aos acadêmicos uma imersão prática nas atividades desenvolvidas nessas Unidades de Conservação (UC) do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), além de promover o contato direto com a natureza e a vivência com as comunidades locais.

No Parque Estadual da Serra dos Martírios/Andorinhas, os alunos puderam conhecer de perto os projetos de pesquisa e preservação da flora e fauna, bem como os esforços do Instituto para a conservação do ecossistema local. Guiados por especialistas, eles percorreram trilhas ecológicas e observaram diversas espécies de animais e plantas típicas da região.

Durante a visita, a turma passou pelo mirante, um dos pontos mais altos do Parque e puderam observar a transição dos biomas Cerrado e Floresta Amazônica. Esse espetáculo da natureza é muito comum de ser observado na Serra das Andorinhas, já que a transição dos ecossistemas ocorre em vários pontos da APA e do Parque. 

Segundo o biólogo do Ideflor-Bio, Wagner Bastos, esses locais são regiões de grande biodiversidade de fauna e flora, pois apresentam espécies endêmicas de cada um dos biomas e aquelas que se adaptaram a essas áreas.

A visita técnica também proporcionou aos estudantes a oportunidade de explorar o potencial turístico da região. A beleza cênica do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas e da APA Araguaia despertou o interesse dos alunos em promover o turismo sustentável na área, valorizando a natureza e contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Laís Mercedes, gerente da Região Administrativa do Araguaia, acredita que os estudantes retornaram ao Campus de Xinguara com uma bagagem de conhecimentos e experiências que certamente contribuirão para sua formação acadêmica e profissional. “A visita às nossas UCs despertou nos alunos a consciência sobre a necessidade de cuidarmos dos recursos naturais para as futuras gerações”, afirmou. 

Textos e fotos: Reprodução/Pablo Allves (Ascom/Ideflor-Bio)

Fim do conteúdo da página