Curso de Arquitetura e Urbanismo recebe nota máxima em avalição do MEC

• Publicado: Terça, 21 de Novembro de 2023, 11h40
  • Última atualização em Terça, 21 de Novembro de 2023, 12h03

O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifesspa, recebeu nota 5 na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC). A nota é o conceito máximo na escala que varia de 1 a 5 nos critérios de avaliação.

0db2b10c-7235-4c42-8c47-44eab07d1d99.jpg

Para esses critérios avaliativos, cursos com nota 3 já atendem aos requisitos desejados pelo MEC para um bom funcionamento. Graduações com conceito 5 são consideradas de excelência e passam a ser vistas como referências pelas demais. O conceito, portanto, é usado como ferramenta para subsidiar o processo de regulação dos cursos de graduação no país.

O curso de Arquitetura e Urbanismo é ofertado pela Unifesspa desde 2019 no Instituto de Engenharias do Araguaia (IEA), no campus de Santana do Araguaia e formará a sua primeira turma de graduados em 2024.

Renata Durans, coordenadora do curso, conta como soube do conceito e a felicidade com a avaliação. “Recebi a notícia pela Divisão de Regulação e Avaliação de Cursos, e de imediato não acreditei, ou não entendi, não contava com a nota 5, sabia que estávamos preparados para um 4. A avaliação é um processo cansativo, que exige muito de professores e técnicos. São dias de tensão aliados ao nosso cotidiano bastante corrido, então praticamente ainda nem tivemos chance de comemorar a conquista, as demandas não param, mas fomos tomados por um sentimento de alívio, alegria e satisfação pelo trabalho realizado até aqui”, disse.

A coordenadora complementa parabenizando o trabalho realizado pelos professores e técnicos do campus para a boa avaliação. “O comprometimento de professores e técnicos para oferecer o melhor serviço possível de educação superior no interior do estado foi traduzido na nota da avaliação. Os desafios e obstáculos são muitos, mas fica atestado que estamos fazendo um bom trabalho e com um futuro promissor a frente, com a conclusão das obras de infraestrutura do campus, eventos e aquisição de equipamentos para dinamização do processo de ensino-aprendizagem. A repercussão da nota também deve ser sentida no aumento da visibilidade, confiança e interesse de novos alunos na região pelo curso de Arquitetura e Urbanismo de Santana do Araguaia”, afirma

Por: Antônio Luiz Ferreira