Nuade divulga dados preliminares do Censo da Diversidade

• Publicado: Quarta, 18 de Outubro de 2023, 08h41
  • Última atualização em Quarta, 18 de Outubro de 2023, 08h44

alunos ieaCom o objetivo de conhecer melhor quem são os estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesspa, que fatores têm sido determinantes para a presença e a permanência deles na instituição, o Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade(Nuade) aplicou, entre junho e setembro de 2023, o questionário do Censo da Diversidade “Quem Somos NOIX, Unifesspa?!”. Os dados servirão para ajudar a repensar políticas e ações internas voltadas aos estudantes da Instituição.

Ao todo foram 5.029 respostas de discentes de graduação e pós-graduação, cerca de 80,02% do total de alunos matriculados nos mais diferentes cursos e de todos os campi da Unifesspa.  Os dados do Censo permitirão conhecer a comunidade estudantil em diferentes aspectos, desde suas condições de vida, trabalho e estudo, além de trazer informações que ajudam a pensar estratégias para a luta contra todos os tipos de violência simbólica e violações de direitos, como a misoginia, a lgbtfobia, o capacitismo, o racismo, o machismo, etc. Aspectos que influenciam na qualidade, continuidade e sucesso de sua formação acadêmica.

Numa análise mais geral dos dados, 59% de discentes se identificam como pardos, 16% pretos, 19% brancos e 3% indígenas. Do ponto de vista de gênero e sexualidade, alguns dados são marcantes: 56% da comunidade discente autodeclarou-se biologicamente feminina; em torno de 2% se autodeclararam trans, somando 146 discentes; 7% indicaram ser não binários (393 discentes); 5% se autodeclararam homossexuais (274 discentes); 7% autodeclararam ser bissexuais (366 discentes).

Em termos familiares, 71% dos estudantes responderam ter sido criados em composição familiar formada por pai e mãe, ao passo que 17% indicaram criação por mãe solo; 73% dos estudantes não possui filhos. Quanto ao perfil socioeconômico, 55% da comunidade estudantil respondeu que a renda da família é de, no máximo, R$2.200,00 reais; além de 23% terem respondido receber Bolsa Família ou Auxílio Brasil.

Quanto à moradia e localização, 61% da comunidade estudantil afirmou estudar na mesma cidade em que reside. Do ponto de vista do deslocamento e da logística para chegar à Universidade, 27% dos discentes seguem a pé, 31% de motocicleta, 31% de ônibus público e 11% em ônibus cedidos pela prefeitura da sua cidade. Ainda, 40% dos estudantes têm endereço residencial sem estrutura de rede de esgoto, 67% da comunidade estudantil não possui carro em sua residência e 53% dos discentes também afirmaram não possuir motocicleta na residência.

Sobre dimensões tecnológicas e acesso à rede mundial de computadores, 54% dos discentes informaram possuir um computador em casa, ao passo que 73% dos estudantes declararam ter internet banda larga na residência. Quanto às organizações e movimentos sociais, 70% da comunidade estudantil não participa de nenhuma organização de classe, comunitária, políticas, culturais, etc.

Segundo a Coordenadora do Nuade, professora Karla Rascke, “os dados do Censo da Diversidade impactam em diferentes ações que a Unifesspa desenvolverá nos próximos anos”. Agora, o Censo entra em outra fase, o material será analisado por diferentes Grupos de Trabalho, para detalhamento, em especial nos eixos de gênero e sexualidade, diversidade étnico-racial, povos do campo, escolarização, perfil socioeconômico e cultural.