Seminário “Amazônia: a região de Carajás” terá sessões temáticas de debate em Marabá, Rondon do Pará e Xinguara

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 15h01
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 15h02

sig eventos corrigido Banner do EventoNo período de 16 a 20 de outubro, será realizado o Seminário “Amazônia: a região de Carajás”. O evento objetiva, centralmente, apresentar e debater com a comunidade acadêmica livro homônimo, organizado pelo Prof. Maurílio Monteiro e prefaciado pelo Prof. Carlos Brandão. Sob diferentes perspectivas, planos analíticos, orientações metodológicas e embasamentos teóricos, a coletânea se debruça com atenção e propriedade sobre o espaço-tempo amazônico.

Dividido em sete partes (abrangendo as dimensões: Região, História, Economia, Urbanização, Ensino, Agrário e Natureza), em seus 32 capítulos, vai se explicitando ao longo de suas páginas o empenho das autoras e autores em desvelar as estruturas, conjunturas, atravessamentos, lógicas, relações, agenciamentos e processos geo-historicamente postos no espaço social em construção permanente da região de Carajás, no contexto da Amazônia.

O debate será realizado em onze sessões nas quais serão abordados capítulos do livro. Nelas, professoras e professores que atuarão como comentaristas socializarão as suas leituras de cada um dos textos ao que se seguirá o debate entre os presentes. Os encontros estão previstos para ocorrer nos campi de Marabá, Rondon do Pará e Xinguara. Confira:

I Sessão: Registros fiscais, região e mídia

Local: Auditório do ICSA - Campus Rondon do Pará

II Sessão: Região, aspectos teóricos e históricos

III Sessão: Ensino e escola

IV Sessão: Tópicos da História regional

Local: Auditório da Unidade I, ICH - Unidade I, Campus Marabá

V Sessão: Inovação e economia regional

Local: Miniauditório da Geologia, IGE - Unidade II, Campus Marabá

VI Sessão: Economia e região

VII Sessão: Conformação da rede urbana

Local: Auditório da Unidade III - Unidade III, Campus Marabá

VIII Sessão: Imagética e estética de obra científica

Local: Ateliê de Artes do ILLA - Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), Unidade III, Campus Marabá

IX Sessão: Meio ambiente e pressões antrópicas

Local: Miniauditório do IEDAR - IEDAR, Unidade III, Campus Marabá

X Sessão: História, região e paisagem

Local: Instituto de Estudos do Trópico Úmido – IETU, Sala 13 - Campus Xinguara

XI Sessão: Elementos do agrário regional

Local: Instituto de Estudos do Trópico Úmido – IETU, Sala 13 - Campus Xinguara

A programação completa pode ser conferida aqui!