Discentes de Medicina Veterinária prestam cuidados de bem-estar animal durante evento em São Félix do Xingu

• Publicado: Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h38
  • Última atualização em Quarta, 11 de Outubro de 2023, 14h43

cavalgada sfxA cavalgada ruralista de São Félix do Xingu, evento realizado no último dia 30 de setembro, ganhou, nesta edição, uma importante novidade proposta pela turma do curso de Medicina veterinária da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, realizada pelo Forma Pará, programa estadual coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Por iniciativa dos acadêmicos, coordenados pelo professor Pedro Quevedo, foi montada uma estação de hidratação para os animais, em ponto estratégico do percurso. O projeto teve a colaboração da professora Doutora Daiane Grieser que avaliou variáveis ambientais durante o evento e utilizou os dados para, em conjunto com os acadêmicos, expressar a relevância do monitoramento destes fatores.

Durante a cavalgada, os futuros médicos veterinários, aproveitaram a parada dos animais na estação de hidratação, para mensurar a temperatura de diferentes regiões do corpo dos animais. Após o evento, os esforços se concentraram em montar uma base de dados, que subsidiará o trabalho de conclusão de curso do acadêmico Murilo Reis.

De acordo com o Professor Pedro Quevedo, essa foi uma oportunidade de estar junto com a comunidade, cuidando do bem-estar dos animais. “Os alunos trabalharam demais, se mobilizaram, montaram os bebedouros, correram muito para tornar isso tudo possível. Nessas oportunidades é importante ressaltar o perfil proativo deles, que certamente trará bons frutos, quando estes profissionais saírem da academia para atuarem em alto nível, graças ao programa Forma Pará e a cidade, que abraçou a turma”, relatou.

O professor destaca, ainda, que essa ação somente foi possível pela colaboração da prefeitura e do Sindicato Rural do Município, que também não mediram esforços para que o projeto saísse do papel e acontecesse. “Ficamos contentes que outras cidades também já estão pensando em adotar a ideia em suas cavalgadas. Iniciativas como esta devem ser multiplicadas, uma vez que o importante é o bem-estar dos animais. E é fundamental mostrar para a comunidade em geral que o homem do campo tem essa preocupação”, finaliza.

*Com informações da Sectet e Prof. Pedro Quevedo