No aniversário de 35 anos da Constituição Federal, IEDS irá promover "Conferência pela Democracia"

• Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h31
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h31

WhatsApp Image 2023 10 06 at 17.26.51Há 35 anos, era promulgada a Constituição Brasileira, um momento de celebração da democracia no Brasil. Para refletir sobre a Democracia, o Instituto de Estudos em Direito e Sociedade (IEDS), promoverá a Conferência pela Democracia, no dia 24 de outubro, às 17h, no auditório do Instituto de Ciências Humanas (ICH), na Unidade I do campus Marabá.

A Carta Cidadã, promulgada em 05 de outubro de 1988, selou o final de um período repressivo de violência institucional vivenciado no Brasil durante o regime de exceção que durou mais de 20 anos. A Constituição Federal é uma conquista social e representa o ápice da resistência contra a ditadura civil-militar inaugurada em 1964 e que perdurou até meados dos anos 80. Esses trinta e cinco nos devem ser celebrados como uma vitória democrática e social irrefutável.

Assim, a vigilância das forças democráticas há de ser permanente para que movimentos reacionários recentes e vindouros, de cunho autoritários e de democratizantes não prosperem e para que as promessas constitucionais de um Estado de Bem Estar Social se façam presentes e perenes e a nossa democracia se fortaleça sempre mais e resista aos possíveis revezes que se apresentem.

“Apesar de ser tempo de celebração, não podemos nos esquecer que vivemos, desde 2016, e, notadamente a partir de 2018, momentos desafiadores que põem em xeque a nossa jovem Carta Política e a Democracia brasileira ainda em processo de consolidação”, ressalta a professora Raimunda Regina, diretora do IEDS.