IV Feira das Profissões reúne centenas de estudantes que buscam conhecer oportunidade de carreira

• Escrito por Mirella Carvalho, com supervisão Dom Condeixa
  • Publicado: Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h06
  • Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 17h18

Na última quinta-feira (05), foi realizado a 4° Feira das Profissões, no Estação Conhecimento, no bairro de São Félix, em Marabá. O evento, que é uma parceria entre a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Estadual do Pará (UEPA) e Instituto Federal do Pará (IFPA), tem como finalidade oferecer aos estudantes do ensino fundamental e médio, a oportunidade de explorar e adquirir informações acerca da variedade de cursos disponíveis, colaborando para suas escolhas acadêmicas e profissionais. Ao todo, mais de duas mil pessoas circularam no evento que contou com 50 estandes que apresentaram ao público, mais de 70 cursos, entre cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

Além de visitar os estandes, os adolescentes e jovens puderam fazer teste vocacional e participar da programação cultural, que incluiu shows de alunos e batalha de rima. Na opinião de Sergio Rodrigues, foi muito importante trazer o hip-hop para dentro desse ambiente acadêmico. “O hip-hop infelizmente é uma cultura que é marginalizada e a gente está trazendo essa cultura pra dentro desse espaço, é maravilhoso”, comemora.

A Unifesspa esteve presente com 36 cursos, alguns pela primeira vez, como Jornalismo, Ciências Contábeis e Administração, do campus de Rondon e Geografia e Medicina Veterinária, do campus de Xinguara. De acordo com a professora Natália Souza (IGE/Unifesspa), uma das organizadoras, a parceria com a Estação do Conhecimento foi fundamental para a realização da Feira. “Tem sido bem interessante ver a presença das escolas, dos professores e até de alguns pais e mães. Afinal, é uma decisão muito importante na vida destes jovens”, ressaltou.

Já Danielle Monteiro (UEPA), exaltou a grande variedade de expositores. “Há 20 anos, só tínhamos o curso de pedagogia aqui no município. É muito empolgante ver o quanto avançamos no ensino superior, queremos avançar muito mais", declara a professora.

Para Hidel Garcia, do departamento de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão do IFPA, a importância desse evento está na união de dois fatores: a aproximação das três instituições e da aproximação com o público.

Sérgio da Silva Rodrigues Filho, aluno do curso de física da UEPA, chamou a atenção para a escassez de profissionais formados nessa área, tanto no ensino básico quanto no ensino superior. “Trazer o curso para dentro da feira é importante para que novos alunos se identifiquem e que resulte no aumento de físicos, uma área tão importante, no mercado de trabalho.”

O reitor da Unifesspa, professor Francisco Ribeiro da Costa, salientou que o maior objetivo deve ser mostrar à população que a cidade de Marabá tem ensino superior de qualidade e gratuito. “Ao participarmos da feira, estreitamos cada vez mais os laços com as outras instituições do município. Precisamos dessas articulações com as outras instituições, pelo bem da educação em nossa cidade e pelo futuro dos nossos jovens", finaliza.