Após reclamação da Unifesspa, Prefeitura de Marabá anuncia melhorias na rota universitária

• Escrito por Saulo Alves
  • Publicado: Quarta, 15 de Março de 2023, 15h16
  • Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 08h09

Ponto de Onibus Unidade 3 Maraba 6357 Em atendimento às reclamações protocoladas pela Reitoria da Unifesspa no último dia 7 de março, a Prefeitura de Marabá informou a implantação de melhorias no serviço de transporte público que atende à comunidade universitária. Confira o ofício entregue à prefeitura municipal de Marabá aqui.

A Prefeitura garantiu que os veículos previstos para os horários de 12h20 e de 18h15 voltaram a ser cumpridos. Além disso, visando desafogar a alta demanda do período da tarde, um novo horário foi adicionado à Rota Universitária, saindo às 17h da Unidade III. Outra mudança pontual é que o ônibus da Rota Universitária, que partia da Unidade II às 8h30, passará a sair às 8h40. Os demais horários permanecem inalterados.

Para o chefe da divisão de Transportes e Logística da Unifesspa, ligada à Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), William Silva, a atuação da Reitoria foi essencial para uma resposta mais rápida e efetiva dessas demandas, mas outras mudanças ainda precisam ser implantadas para chegar a uma situação que atenda totalmente as necessidades da comunidade. “Acreditamos que o ideal seria a oferta de ônibus em um intervalo de uma hora ou até menos, com opções de chegada e saída ao longo do dia, de forma contínua”, afirma.

Ainda de acordo com o servidor, a universidade entende que também é preciso melhoria na infraestrutura de mobilidade urbana, já que os congestionamentos, especialmente na rotatória do Km 6, e a má conservação das vias de acesso à Unidade III geram atrasos e insegurança na operação do serviço e insatisfação por parte dos usuários.

reitor oficio prefeituraProblemas e outras medidas

A discente do curso de Letras – Inglês, Amanda Sena, afirma que os problemas com a falta de pontualidade dos ônibus, o não cumprimento do itinerário e a superlotação são problemas recorrentes. “É comum chegarmos no ponto e não conseguirmos pegar o ônibus porque ele passou mais cedo ou porque, ou perdermos o horário porque está atrasado. Também já deixei de subir porque não cabia mais ninguém”, afirma a aluna.

Segundo o reitor, prof. Francisco Ribeiro, a Unifesspa também vem se mobilizando em outras frentes para garantir o transporte adequado entre as unidades da universidade em Marabá. "Além de estarmos em permanente contato com a Prefeitura de Marabá, já apresentamos a nossa realidade à Câmara de Vereadores, e vamos oficiar também o Governo do Estado e o DNIT. Trata-se de uma questão de mobilidade urbana e a Unifesspa precisa estar nesse debate sobre a cidade".