Projeto de integração com ensino básico de Canaã dos Carajás chega ao último desafio do ano

• Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 14h20
  • Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 16h15

conexao canaaO projeto Circuito Conexão Ciência e Sociedade, que visa a integração entre a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e as escolas do ensino básico de Canaã dos Carajás, chegou ao último desafio de 2022, nesse fim de semana. Os alunos deveriam escrever e declamar uma poesia sobre a sua trajetória ao longo dos seis desafios anteriores. A poesia teve votação popular e júri técnico, e a programação ocorreu dentro do Festival Literário e Artístico de Canaã dos Carajás (FLACC).

Realizado sempre no último sábado de cada mês, o projeto envolveu professores, alunos e toda a comunidade das escolas participantes e das turmas ofertadas no Polo de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação Tecnológica (Pepeti). Ao final de sete desafios, a equipe Midgard acumulou 65,29 pontos e foi a campeã, seguida pela equipe Eng’s, ambas da escola Irmã Laura de Martins Carvalho, com 64 pontos, e pela equipe Militarianos, da escola Ronilton Aridal da Silva, com 62,8 pontos, em terceiro Lugar.

O projeto foi realizado em parceria entre as equipes do Pepeti e da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Para a secretária, Roselma Milani, “esse projeto conseguiu a integração com os nossos jovens do ensino fundamental, do ensino médio. E eu destacaria, além do protagonismo dos jovens que participaram das sete etapas, o envolvimento das equipes escolares em todo o processo”.

Conexao canaa1Os onze cursos da Unifesspa atualmente presentes no Polo de Canaã participaram dos desafios, propondo atividades que conjugassem habilidades e conhecimentos de dois ou mais cursos numa mesma tarefa. No primeiro desafio, por exemplo, os estudantes tiveram que construir uma ponte com palitos de picolé com referência à Semana de arte Moderna. A proposição foi feita pelos cursos de Engenharia Civil e Artes Visuais.

“Esse trabalho envolveu a coordenação do Pepeti e também os coordenadores das turmas, os estudantes da graduação aqui em Canaã, que atuaram como monitores. Foi bonito de ver como esse diálogo não é apenas possível, como desejável. Esperamos que o Circuito se mantenha nos próximos anos, com mais desafios e equipes envolvidas”, comemora o coordenador geral do Pepeti e professor do curso de agronomia, Diego Macedo.

Ao todo, o Circuito Conexão Ciência e Sociedade reuniu 221 alunos de nove escolas de Canaã dos Carajás e 17 discentes da Unifesspa, que atuaram como monitores.