Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Docentes da Unifesspa têm obras selecionadas para concorrer no Festival Internacional de Cinema do Caeté

  • Publicado: Quarta, 23 de Novembro de 2022, 11h28
  • Última atualização em Quarta, 23 de Novembro de 2022, 16h16
  • Acessos: 705

Cartaz Ficca 3 2022A coordenação do Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) divulgou, nesta semana, a lista com os filmes selecionados à VIII edição do concurso. Foram 34 filmes selecionados, num total de 134 inscritos. Destes, treze são produções amazônidas, entre os quais, dez paraenses.

Entre as obras selecionadas está o filme “Testemunho Pandêmico”, sob direção da profa. Silvia Helena Cardoso, da Faculdade de Artes Visuais da Unifesspa. A produção concorre na Categoria Experimental – Prêmio Paulinho Fonteles, concedido a videoclips e/ou videopoemas de livre tempo e livre temática.

Com histórias foram narradas pelos discentes da disciplina de Laboratório de Desenvolvimento em Audiovisual da Licenciatura em Artes Visuais, o filme aborda o período de desconhecimento, medo e adaptação ocasionado pela pandemia Covid-19, que trouxe diversos impactos no cotidiano mundial. "Um filme produzido dentro de uma disciplina ter sido selecionado em um festival internacional é um bom termômetro para os meus trabalhos e também dos discentes em Licenciatura em Artes Visuais", declarou a profa. Silva Helena.

Outra produção que concorre na premiação é “Maria e Zé Claudio”, do professor Evandro Medeiros. A obra, que concorre na categoria longa-metragem documentário - Prêmio Paulo Paulino Guajajara,  narra a história de vida e luta e o legado dos ambientalistas Maria do Espírito Santo Silva e José Claudio Ribeiro, mortos por pistoleiros a mando de fazendeiros, em maio de 2011, devido suas denúncias contra desmatamento e retirada ilegal madeira do Assentamento Agroextrativista PraialtaPiranheira, no município de Nova Ipixuna, no sudeste do Pará.

Os filmes em competição serão exibidos nos canais do FICCA e serão projetados, dia nove de dezembro, em Belém (Líbero Luxardo) e Bragança (UFPa e IFPa). Os melhores filmes de cada categoria recebem um troféu em homenagem aos ativistas de direitos humanos da Amazônia. O anúncio dos vencedores do VIII FICCA​ vai​ ocorrer no dia 10 de dezembro, durante o encerramento do Festival, em Bragança (PA).

O VIII FICCA, é organizado pela ARTE USINA CAETÉ, em parceria com o Centro Cultural Cineclube Casa do Professor, Cineclube Amazonas Douro, WFK-Direitos Humanos, Multifário Arte, com patrocínio do Governo do Pará, via Lei Semear/Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Prêmio Preamar/Secretaria de Estado da Cultura. Curadoria: Francisco Weyl.

Fim do conteúdo da página