Estão abertas as inscrições para o curso: "O uso do DVD na escola para o ensino da arte"

• Publicado: Quinta, 28 de Janeiro de 2016, 11h09
  • Última atualização em Quinta, 04 de Agosto de 2016, 11h59

Estão abertas as inscrições para o curso:  "O uso do DVD na escola para o ensino da arte". Trata-se de um curso de formação de professores no nível de aperfeiçoamento, de Extensão Universitária, e ligado ao Projeto Arte na Escola do Curso de Licenciatura em Artes Visuais, com 200 horas de duração.  O professor Alixa, do curso Licenciatura em Artes Visuais e coordenador desta formação, explica que as aulas acontecerão na Unidade III da Unifesspa, de 22 de fevereiro a 26 de junho, no período noturno.

Quem estiver interessado em realizar o curso, pode dirigir-se até o prédio do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA) na Cidade Universitária/Unifesspa para realizar sua inscrição. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas, lembrando que a data limite para as inscrições é 18 de fevereiro.
O curso é destinado à formação de arte/educadores com o intuito de promover recursos didáticos, metodológicos, práticos e teóricos sobre o ensino da arte na escola em diferentes linguagens artísticas. Esse é um curso de formação para o ensino das artes visuais na escola e tem o DVD/arte na escola como possibilidades de prática pedagógica e se propõe discutir, a partir da imagem em movimento, os princípios da abordagem triangular, experimentação em arte, leitura de vídeo e prática educativa na forma de sistema curricular proposto pela DVDteca Arte na Escola. Compreende-se que o professor que exercita a linguagem do vídeo tem a possibilidade de criar, ler e produzir arte, pois a linguagem que ele pratica encontra-se mediada com o saber da vida cotidiana, visto que há uma sintaxe que perpassa a imagem que o público em geral se relaciona corriqueiramente e que está próximo dos hábitos de assistir televisão, ver cinema e jogar vídeo game. Espera-se que o curso possibilite ampliação do entendimento da imagem em movimento em conexão com os DVDs do acervo (de 165 títulos) Arte na Escola, promovendo a vivência do processo de criação, experimento com a imagem e a arte; capaz de despertar o interesse do professor em falar, conhecer e refletir sobre as novas perspectivas para um pensar pedagógico sobre o ensino da arte na contemporaneidade amazônica a partir da metrologia rizomática.