Livro sobre núcleos urbanos informais recebe contribuição de cientistas da Unifesspa; Marabá e região fazem parte da pesquisa

• Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 16h06
  • Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 18h20

Livro 1Estudo realizado por pesquisadores da Unifesspa com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) compõe livro “Núcleos Urbanos Informais: abordagens territoriais da irregularidade fundiária e da precariedade habitacional”, publicado pelo Repositório do Conhecimento do Ipea, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O livro digital, que traça estratégias para conhecimento dos núcleos urbanos informais, está disponível em formato digital no link aqui https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11549 .

De acordo com o Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), Rafael Goncalves Gumiero, a pesquisa irá subsidiar a nova Política Nacional de Habitação. “É um resultado expressivo do ponto de vista da inserção da Unifesspa em pesquisas de âmbito nacional, do qual foi uma encomenda feita diretamente da Secretária Nacional de Habitação ao IPEA. Essa pesquisa irá subsidiar como diagnóstico uma nova Política Nacional de Habitação, com reflexos para Marabá e região”, frisou.

O livro é composto por uma coletânea de artigos escritos por pesquisadores de várias instituições como a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Fundação Joaquim Nabuco, sediada em Pernambuco, Fundação João Pinheiro, de Minas Gerais e a Universidade Federal do ABC (UFABC).

O capítulo 3, intitulado de “Identificação e caracterização dos núcleos urbanos informais nas regiões de Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Marabá e Juazeiro do Norte”; o capítulo 6, nomeado de “Formação e caracterização de núcleos urbanos informais no sudeste paraense” e também o capítulo 8, que leva o nome de “A construção da informação na pesquisa de núcleos urbanos informais no Brasil: percepções dos pesquisadores de campo”, receberam a contribuição de cientistas da Unifesspa. De modo geral, a pesquisa engloba o munícipio de Marabá e cidades próximas.