Unifesspa tem cinco discentes de Ciências Contábeis aprovados no exame do Conselho Federal de Contabilidade

• Publicado: Sexta, 11 de Novembro de 2022, 09h30
  • Última atualização em Sexta, 11 de Novembro de 2022, 12h04

CFCNesta segunda (7), foi divulgado no Diário Oficial da União o resultado final do Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), realizado no mês de setembro. Nesta, que é a segunda edição de 2022, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve cinco alunos aprovados, o que é considerado um excelente resultado, diante do número de candidatos inscritos. O Exame de Suficiência é a prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante os conteúdos programáticos desenvolvidos no curso de Bacharelado em Ciências Contábeis e no curso de Técnico em Contabilidade. Ao todo, o exame de suficiência contou com o número de 44.084 alunos inscritos, aprovou o total de 7.557 candidatos, ou seja, somente cerca de 17,14%.

Uma das discentes aprovadas, Kesley Rodrigues da Silva Pinheiro, contou que a preparação para a prova não foi de agora, mas desde o início do curso. “Na verdade, a preparação da gente começa no início do curso porque tem muito do curso. As questões são, realmente, o que a gente estuda na faculdade. Cálculo, são perguntas teóricas e de conhecimentos gerais da contabilidade. Mesmo não conseguindo me preparar exclusivamente, o conteúdo que recebemos durante esse período de aula foi suficiente para eu conseguir passar”.

A discente está finalizando o sétimo semestre do curso e contou que, no dia da divulgação do resultado preliminar, ela estava fazendo correções do seu trabalho de conclusão de curso. “No dia da aprovação eu estava em casa, inclusive, sentada fazendo o TCC, porque tinha que entregar naquele dia e tinha que resolver as últimas correções para entregar a minha primeira parte. E foi uma amiga que me ligou pra falar que já tinha saído o resultado preliminar e que meu nome estava na lista. Foi emocionante. Chorei, quase derrubei o computador, mas foi uma realização, de verdade. Saber que já estou chegando agora na reta final e vou pra último período agora. Saber que eu já consegui o meu registro é gratificante”. Na primeira edição do Exame, que foi realizado durante o primeiro semestre do ano, o Pará contou com o total de 164 candidatos aprovados, segundo o resultado estatístico feito pelo próprio Conselho Federal de Contabilidade.

Para o futuro, a estudante compartilha que “O CRC é só o primeiro passo né? Claro que é um passo importantíssimo, porque a partir dele que eu vou conseguir atuar na área da contabilidade. Mas eu ainda pretendo conseguir outras certificações, e com fé em Deus vai dar certo, né?” E também agradece aos professores “Eu só tenho a agradecer os professores né? Da UNIFESPA com certeza tem muita influência disso, são professores excepcionais e com certeza sem eles não seriam possível. É a prova de que nós somos uma instituição que cada vez mais está formando pessoas com qualidade.”

A professora Miraci Matos, diretora da Faculdade de Ciências Contábeis (Facic), conta o corpo docente do curso planeja seus conteúdos para que, no decorrer da formação, os estudantes estejas aptos arealizarem a prova. “Procuramos aplicar provas durante o percurso do aluno, com questões semelhantes às que caem no exame de suficiência", explica a docente.

A diretora também fala sobre o hitórico de aprovação dos alunos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). “Vejo a aprovação como relevante, pois o curso de contabilidade da Unifesspa sempre aprova alunos nesse exame. Essa aprovação é fruto de esforço coletivo, de alunos e professores. E isso nos dá respaldo, pois são indicadores de avaliação, e nos mostra que estamos no caminho certo, mas que ainda precisamos edificar mais, para que tenhamos muito mais aprovações”. Já sobre a importância do resultado positivo do estudante na prova, a diretora diz: "o exame proporciona ao aluno que se forma bacharel em Contabilidade tornar-se um profissional em contabilidade, um contador. Uma vez aprovado, o bacharel tem até dois anos pra dar entrada na sua identificação profissional. Com a carteirinha pode assinar balanços, pois é necessário o número de registro que é gerado a partir da aprovação.”