Cinema ao ar livre leva lazer à comunidade acadêmica do IETU em final de período letivo

• Publicado: Terça, 01 de Novembro de 2022, 13h31
  • Última atualização em Terça, 01 de Novembro de 2022, 21h23

Fotos filme 1 1No dia 25 de outubro foram iniciadas as atividades do Cine IETU, na Unidade II do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU), Campus Xinguara da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A proposta consiste em realizar, uma vez por mês, um cinema ao ar livre, com filmes escolhidos pela comunidade acadêmica e a todos que acompanham as redes sociais do Instituto.

Na primeira edição, o longa metragem escolhido pelo Instagram @unifesspaxinguara foi "Extraordinário", com um total de 59 votos, vencendo os filmes “Milagre na cela 7” e “O menino que descobriu o vento”.

Inicialmente, o cinema ao ar livre seria projetado no gramado do Campus, porém, por conta das condições climáticas, foi realizada nas escadarias do terceiro andar.

De acordo com a professora Letícia Vargas, idealizadora do projeto, “a ideia de assistir o filme nesse ambiente, foi de sair por alguns momentos da sala de aula e compartilhar instantes de lazer com docentes, discentes, técnicos e comunidade. No próximo semestre, o objetivo será o de elaborar um projeto de extensão, para que essa atividade se consolide no Campus.  Além disso, a proposta de iniciar as atividades nas últimas semanas do semestre foi, justamente, porque os discentes estão sobrecarregados com provas e trabalhos, necessitando de momentos de lazer e distração”.

Para a discente Janaira Souza, da turma 2022 do curso de Medicina Veterinária, a iniciativa é animadora. "Desde que a professora comentou em sala de aula sobre a possibilidade de fazer o Cinema, eu achei incrível! A gente não pensa sobre isso e no quanto isso faz diferença pra gente. Ontem, assistindo o filme, eu pude perceber o quanto eu descansei a mente, porque a gente está exausto, se sentindo sufocado com tantas provas e trabalhos. A gente acaba deixando de perceber o mundo à nossa volta. Também gostaria de frisar a importância da interação entre professores e alunos. Naquele momento estávamos ali, rindo da mesma coisa. Foi muito legal a iniciativa do Cine IETU”, destaca a aluna.

Para a técnica administrativa Eva Lopes da Cruz Arndt, pedagoga do IETU, “a ideia do cine IETU é muito válida no contexto que estamos vivendo hoje no pós-pandemia, onde os casos de ansiedade e depressão só aumentam entre nossos alunos. A possibilidade de se trabalhar várias temáticas transversais por meio de filmes é excelente, pois promove o lazer, a integração entre os alunos de todas as faculdades e permite reflexões sobre as temáticas abordadas, o que é imprescindível na trajetória acadêmica. Acredito também que possa proporcionar a melhoria na qualidade de vida de alguns alunos, haja vista, que grande parte dos alunos do IETU residem sozinhos no município, e ofertar lazer é uma maneira eficaz de se prevenir doenças mentais”.

Fotos filme 1 5O docente Bruno Silva, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História / Mestrado Profissional (ProfHistória), afirma que “essa atividade, além de inédita no âmbito do campus de Xinguara, é uma oportunidade ímpar de integração entre a universidade e a sociedade, fazendo na prática, aquilo que é um dos pilares da Unifesspa, ou seja, exibindo filmes que nos ajudem a pensar na construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, com base nos valores do respeito à diversidade. Não se trata de uma atividade extensionista stricto sensu, mas, de um abraço caloroso e humano à comunidade acadêmica e à sociedade em geral”.

Nas palavras do docente André Furtado, Diretor da Faculdade de História (FHT), “a Professora Letícia está de parabéns – e todo(a)s que se reuniram naquela noite e a organizaram – por materializar, de fato, um desejo antigo do Campus que, hoje, torna-se realidade por sua iniciativa. Trata-se de um gesto atento às necessidades da comunidade acadêmica e externa à universidade de consumir cultura e compartilhar espaços de sociabilidade”.

O Centro Acadêmico de História (CAH) “Frei Henri des Rosiers” também contribuiu com a ação com o fornecimento de pipoca ao público e, com isso, pode levantar fundos para as iniciativas estudantis.

Com informações da profa. Letícia Vargas.