V Construtalk reflete impactos ambientais causados pela mineração nos rios, desmatamento ilegal e falta de saneamento básico

• Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 17h59
  • Última atualização em Sexta, 28 de Outubro de 2022, 17h12

contrutalkNo último dia 24, ocorreu o 5° Construtalk, evento organizado pelos estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Anualmente, uma turma inteira do curso fica responsável por organizar o evento como uma forma de extensão, para discutir diferentes temas e abordar assuntos que estão fora da grade curricular. Nesta edição, o tema escolhido foi “Recursos Hídricos: Os desafios da implementação de gerenciamento de recursos hídricos na cidade de Marabá''.

Na programação, aconteceram palestras e minicurso. A primeira palestra foi ministrada pela professora Andrea Hentz, e teve como tema “Os impactos ambientais causados pela mineração nos rios, desmatamento ilegal e falta de saneamento básico: os efeitos nas populações ribeirinhas de Marabá’, a segunda palestra foi ministrada pela engenheira ambiental e coordenadora do Departamento de Licenciamento Ambiental,  Ariana Silva Souza, sua palestra teve como título “O licenciamento ambiental do município de Marabá e outorga de direito de uso da água”. Para finalizar o evento, no fim da tarde, ocorreu o minicurso “Análise de água para produção de concretos e argamassas”, com o professor Sabino Aguiar Neto.

Para o professor Saymon Santana, o evento é uma oportunidade para os alunos terem a experiência de  organizar eventos, gerir recursos e fazer gestão de pessoas. "É um momento muito importante para eles, para o crescimento porque eles têm contato com coisas que normalmente não são vistas  dentro da grade curricular normal. É o momento os alunos podem gerenciar as ações deles”, explica o diretor do curso de Engenharia Civil. O professor Antonio Carlos de Oliveira, falou sobre a importância de uma turma se unir para realizar o evento. "O evento não é só sobre ensinar projeto, é também sobre solidariedade e também uma forma de manter o corpo discente ativo", finalizou o docente.