Dia do Servidor Público é comemorado com programação cultural e serviços de saúde

• Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 12h43
  • Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 15h22

confraternizacao servidorPara festejar o Dia do Servidor Público (a), comemorado no dia 28 de outubro, técnicos administrativos, docentes e membros da acadêmica da Unifesspa se reuniram na manhã desta quinta-feira (27), em Marabá, para uma programação de confraternização entre colegas de trabalho. O evento integra a “Semana de Saúde do Servidor(a)”, ação promovida pela Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV/Progep) em todos os campi da Universidade.

Uma apresentação musical com estudantes da escola Cristo Rei abriu as atividades, trazendo encantamento e leveza ao público.  Durante toda manhã foram oferecidos a servidores e alunos diversos serviços de saúde, tais como vacinação, testes rápidos de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), testes rápidos de Covid-19, palestra sobre autismo, entre outros serviços.

“Pensamos em uma programação que trouxesse bem-estar, qualidade de vida e proporcionasse os sentimentos de valorização para nossos servidores, técnicos e docentes, que ajudam a construir, diariamente, esta instituição que cumpre relevante papel de proporcionar ensino de qualidade em nossa região”, declarou a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, prof. Juliana de Sales.

No exercício da reitoria, a vice-reitora profa. Lucélia Cavalcante falou aos servidores destacando a importância e o papel do trabalho deles para a sociedade. A vice-reitora lembrou, ainda, do contexto adverso para os servidores públicos do país e também fez uma homenagem para os servidores vítimas da pandemia.

“É momento de a gente refletir sobre todo esse processo que está acontecendo e o impacto que tem o nosso trabalho na qualidade de nossas vidas. É preciso também cultivar um princípio de amorosidade em nossas relações no trabalho e isso requer praticar princípios dialógicos. Temos que defender o confraternizacao servidor lucéliamodelo de educação e o projeto de universidade que queremos. Por isso, presto minha homenagem a todos e todas servidores e servidoras desta universidade”, disse.

Participando pela primeira vez de um evento presencial alusivo ao Dia do Servidor, a técnica Ofélia Batista. “Para mim está sendo maravilhoso poder participar junto com outros colegas deste evento, saber o quanto nós somos importantes e o nosso papel para construção de uma sociedade melhor”. Já a docente Socorro Mariano, do curso de Psicologia, declarou “somos trabalhadores e trabalhadoras e estamos aqui realizando o nosso sonho de ser servidor público, mas também de servir a população da melhor maneira”.

Novas ações – De acordo com a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, ainda em 2022 estão previstas algumas ações relacionadas aos servidores, como uma Feira de Talentos. Além disso, foi criado recentemente um Grupo de Trabalho de políticas para mulheres servidoras, que visa fomentar ações voltadas para as mulheres da instituição. Para auxiliar no planejamento das ações do próximo ano, a Progep, desde o dia 24 de outubro, está coletando as demandas dos(as) servidores(as) relacionadas à saúde e qualidade de vida no trabalho e desenvolvimento das competências institucionais e individuais.

“A Progep espera que com as contribuições permitam compreender os principais anseios do(a) servidor(a), possibilitando assim, o desenvolvimento de ações que vão desde o início de sua vida no serviço público até a sua aposentadoria”, explica Juliana de Sales. A coleta de informações está sendo feita por meio de um simples questionário, disponível no link: https://forms.gle/Q3RnC8eLbqoZw9iE8 e o período de envios é de 24 de outubro até 30 de novembro de 2022.

IMG 4528confraternizacao servidor 2