Unifesspa sediará evento internacional sobre Teatro do Oprimido

• Publicado: Quinta, 27 de Outubro de 2022, 11h14
  • Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 15h21

jitouposteroficialAs Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU) deste 2022 ocorrerão em território amazônido. Marabá (PA) foi a cidade escolhida para sediar a décima edição deste encontro, que ocorrerá de 28 de novembro a 04 de dezembro de 2022, na Unidade III da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Sob o tema "Saberes da Amazônia e Teatro do Oprimido: caminhos poéticos políticos para o Bem Viver", o encontro tem como objetivo disseminar o Teatro do Oprimido no contexto universitário, propiciar encontros e diálogos entre pesquisadores e artivistas e promover uma reflexão sobre as potenciais contribuições do método na reconstrução do Bem Viver.

Segundo o Presidente da Comissão Organizadora, prof. César Augusto Paro (Faculdade de Saúde Coletiva/IESB), trata-se da primeira vez que o encontro ocorrerá na região norte, após nove edições acontecerem ora no Sudeste, ora no Nordeste. "Trata-se de uma edição estratégica, em que buscaremos fomentar a formação de sujeitos para desenvolver grupos de Teatro do Oprimido no contexto acadêmico ou comunitário amazônico, sobretudo, do Sul/Sudeste paraense, bem como habilitá-los à aplicação do método em seu contexto de trabalho, como nas artes, cultura, desenvolvimento social, educação e saúde", comenta César.

As inscrições para o evento são gratuitas e já estão abertas em: https://www.even3.com.br/jitou2022/. As JITOU contarão com mesas-redondas, conferências, lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa, apresentações artístico-culturais, práticas de cuidado, entre outras. Parte da programação será realizada em comunidades indígenas, buscando favorecer a integração de saberes e poéticas políticas entre os participantes do evento e as comunidades tradicionais da região.

O evento conta com apoio financeiro da FAPESPA e da CAPES, por meio do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Participam da organização 15 universidades nacionais e internacionais, incluindo a Universidade da República do Uruguai e a Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia.

Neste momento, a Comissão Organizadora está aceitando também graduandos, pós-graduandos, docentes e técnico-administrativos que desejam se incorporar à Comissão Organizadora Local para a produção do evento. Quem tiver interesse, deve entrar em contato diretamente com o professor César Paro, por meio do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..