"Unifesspa de portas abertas": Estudantes do ensino médio participam de visita guiada às instalações da universidade

• Publicado: Quarta, 26 de Outubro de 2022, 17h28
  • Última atualização em Quinta, 27 de Outubro de 2022, 11h12

unifesspa portas abertas ensino medio 3

Olhares curiosos e atentos, muitas dúvidas e um universo de possibilidades à frente. Assim foi a experiência de dezenas de estudantes da escola ensino médio Prof. Oneide de Souza Tavares que visitaram a Unifesspa nesta quarta-feira (26) e puderam conhecer um pouco seja no ensino, na pesquisa ou extensão universitária.

A atividade integra o programa “Unifesspa de Portas Abertas”, que visa evidenciar ainda mais a presença universidade e suas oportunidades, especialmente para os estudantes da região. ​ Esta é a terceira escola contemplada por esta ação desenvolvida pelas Pró-Reitorias de Ensino de Graduação (Proeg)​ e de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), em parceria com os institutos da Unifesspa.

A programação começou com uma fala de boas-vindas do Pró-reitor de Ensino de Graduação, prof. Denilson Costa, que deu orientações sobre a visita guiada pelos espaços da Unifesspa na Unidade III do campus Marabá.​ Após as apresentações, os estudantes foram divididos em turmas e saíram para conhecer um pouco da estrutura da Unifesspa, como laboratórios, salas de aulas e o restaurante universitário. Foram visitados laboratórios que atendem os cursos de Física, Agronomia, Artes Visuais e Ciências Econômicas.

Em cada parada, era perceptivo o encantamento que os estudantes demonstravam ao ter acesso a este mundo novo do que a universidade pode possibilitar em suas vidas. Muito entusiasmada, a estudante Ramyla Martins conta que a visita aos laboratórios do curso de Artes Visuais foi o que unifesspa portas abertas ensino medio 2mais chamou sua atenção. "É um curso muito amplo e foi muito interessante saber que não se resume apenas a pintura, por exemplo. Este é um curso que me interessou bastante", disse. Já para o aluno Gilson Araújo esta foi "uma oportunidade para tirar dúvidas e entender mais sobre as possibilidades de cursos que a gente nem sabia que era ofertado aqui".

Para a professora Rosalice Tavares, que ajudou a organizar a visita, esta é "experiência super válida, que promove um elo entre os alunos do terceiro ano do ensino médio com a universidade, possibilitando que eles já vão se apropriando do que querem para o futuro deles".​ Já o professor Edival Santos acrescenta que esta experiência pode ser uma grande motivação para os alunos. "A gente imagina que nos próximos anos a maioria deles vai frequentar esse espaço.  Então, já conhecer previamente a universidade, seus espaços e cursos, irá ajudá-los a tomar uma melhor decisão na hora de escolher o curso de graduação", disse.

​"Quando a gente mostra, por exemplo, o restaurante universitário​ e as possibilidades de auxílios, ​ isso causa um impacto muito positivo para esses alunos. Isso porque eles vão saber que ao ingressarem aqui terão condições de se manterem na universidade", explica Lygia Policarpio, diretora de Planejamento e Programas Educacionais da Proeg. Segundo a diretora, ainda este ano, estão previstas mais três visitas guiadas de escolas que solicitaram participar do programa e, em 2023, a expectativa é conseguir atender todo o cronograma previsto.

unifesspa portas abertas ensino medio 4unifesspa portas abertas ensino medio 1