Defesa da educação e protagonismo de discentes PcD marcam formatura de novos professores de Letras e Artes

• Publicado: Quinta, 20 de Outubro de 2022, 17h08
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 16h41

renan lucas colacao“A universidade foi minha segunda casa. Aqui vivi todas as possibilidades: estudei, fui bolsista, fiz pesquisa e pude desenvolver diversos projetos de extensão como a oferta de teatro e brinquedoteca à comunidade”, afirma Renan Lucas, um dos novos professores que a Unifesspa entrega à sociedade do sul e sudeste do Pará.

Ele faz parte da turma de 15 formandos dos cursos de Letras-Português, Letras-Inglês e Artes Visuais que receberam a outorga de grau na última sexta-feira (14), em Marabá. Sob muita emoção e festividade, a solenidade reuniu familiares, professores e amigos dos formandos, numa celebração marcada pelo poder transformador da educação.

Natural de Belém, Renan Lucas celebra a conclusão do curso de Letras-Português. Ele, juntamente com a formanda Jéssica Tayane são os primeiros estudantes PcD a se formar pela Faculdade de Estudos da Linguagem (Fael) da Unifesspa. Em seu pronunciamento como orador da turma, Renan abordou a importância de se defender a educação, especialmente no atual contexto em que ela é atacada.

"O ato de ensinar é muito mais amplo, envolve dedicação,  empatia, cuidado, alteridade e, principalmente, amor. Amor ao ensinar, amor pelos alunos, amor pela educação, sempre tão atacada em nosso país", disse.

Quem também celebrou e se emocionou bastante foi a auxiliar administrativa Marijane Nascimento, mãe da nova professora de Inglês Vanessa Nascimento Ramos. “Estou maravilhada com este momento, pois é a realização de um sonho, não só dela [Vanessa], mas meu também. Ter uma universidade perto de onde moramos é a evolução de uma geração, porque eu mesmo não tive essa oportunidade”, declarou.

Já inserida no mercado de trabalho, dando de inglês para alunos da educação básica, Vanessa já traça planos para o futuro. “Graças à Unifesspa hoje eu tenho uma nova visão de vida, já trabalho na minha área e tenho novas perspectivas de onde quero chegar. Já estou em busca de vagas para ingressar em um curso de mestrado e, posteriormente, quem sabe um doutorado”.

Snapinsta.app 311501399 492699286069174 8613245875301446188 nA mesa de honra foi composta pelo reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro, e pelo diretor-geral do Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), prof. Francisco de Fátima da Silva, paraninfo das turmas de formandos. Participaram ainda os professores Suellen Cordovil (Faculdade de Línguas Estrangeiras e Tradução), Amilton Damas (Faculdade de Artes Visuais), Maysa de Pádua (Faculdade de Estudos da Linguagem).

Em seu discurso aos formandos e convidados, o reitor congratulou a conquista do ensino superior e parabenizou o empenho dos professores e técnicos da Instituição para a concretização deste feito. Ribeiro frisou, ainda, a grande responsabilidade que os novos professores têm com a sociedade, bem como o papel que a universidade possui no sentido de diminuir as desigualdades nesta região marcada por complexos desafios socioeconômicos.

“Nunca foi tão importante e necessário formar profissionais conscientes do seu papel na sociedade como agora, em que a ciência e a educação são tão desacreditadas. Precisamos de profissionais melhores para termos um mundo mais humano”, finalizou.