II Colóquio Gênero e Literatura na Amazônia vai discutir pluralidades temáticas como gênero, feminismo e literatura

• Publicado: Sexta, 21 de Outubro de 2022, 08h00
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 16h40

1. Cartaz 2 2A segunda edição do evento de literatura Colóquio de Gênero e Literatura na Amazônia tem a intenção de construir espaço de diálogo com diversidade de vozes que compõem o país, na construção efetiva da produção do conhecimento que visa a reforçar as lutas pelas emancipações coletivas e sociais.

O evento, que iniciou em 2021, foi criado por grupos de pesquisa sobre literatura e gênero: Grupo de estudos e Pesquisas Escritoras Paraenses (GEPEPS), vinculado ao Instituto de Estudos do Xingu (IEX) e do Grupo de Estudos Mulheres, Emancipações e Literaturas (GMELLS) vinculado ao Instituto de Linguística, Letras e Artes (ILLA), ambos da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). O colóquio ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro de forma remota.

O colóquio surgiu a partir da necessidade de construir diálogos, debates, provocações e reflexões sobre o lugar de fala e a visibilidade de escritoras do Norte do Brasil no movimento de reconhecimento e de reexistência de mulheres produziram e produzem literaturas e artes na Amazônia. A primeira edição, Gênero e Literatura na Amazônia, realizada em novembro de 2021, teve como objetivo central estabelecer diálogo entre saberes locais, regionais e nacionais sob a ótica da pluralidade e do respeito às diferenças.

Esta edição traz o tema “Reafirmando e Construindo Saberes Plurais e Epistemologias Decoloniais” e parte do interesse em discutir pluralidades temáticas como gênero, feminismo e literatura na perspectiva de concretizar os diálogos entre os saberes produzidos nas universidades e nas escolas e os saberes dos movimentos sociais, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, negros, periféricos e LGBTQIAP+.

Dessa forma, o objetivo central desta edição é acolher propostas de comunicações, de pesquisas, de diálogos, em diferentes áreas do conhecimento: Letras, Sociologia, Educação, Antropologia, Artes, História, no intuito de realizar análises dos movimentos históricos de invisibilização de obras, de escritoras e de cenas literárias. Serão também acolhidos estudos de movimentos de emergências de escritoras contemporâneas que vem reformulando os debates e as reflexões de um fazer literário que problematiza e tensiona a História e a Crítica Literária.

As inscrições para ouvintes e submissão de trabalhos estão sendo realizadas pelo formulário: https://forms.gle/Vttkzzsgq9GzPftX9

Mais informações no site https://unifesspa.wixsite.com/segundocoloquio ou pelos e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e