Com palestras e apresentação do resultado de pesquisas, tem início o VII Encontro de Pós-Graduação da Unifesspa

• Publicado: Quarta, 19 de Outubro de 2022, 12h28
  • Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 16h51

abertura epgPara problematizar os impactos e desafios da pesquisa na Amazônia Legal, teve início nesta terça-feira (18), em Marabá, o VII Encontro de Pós-Graduação (EPG) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Realizado em formato presencial, com parte da programação transmitida pela internet, serão quatro dias de atividades com apresentações orais (sessões plenárias das áreas temáticas), pôsteres e palestras.

A mesa solene de abertura contou com a presença do reitor da Unifesspa, prof. Francisco Ribeiro. Em seu pronunciamento, ele destacou os desafios de se fazer pós-graduação diante das adversidades orçamentárias e campanhas de descrédito na ciência, mas que a universidade, por meio de sua comunidade, segue produzindo ciência e resistindo.

Já a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), profa. Gilmara Lima, chamou a atenção para a discrepância na oferta de pós-graduação nas diferentes regiões do estado. “Aqui na Unifesspa atualmente temos 13 programas de pós-graduação que ainda não atendem toda a sociedade local. Precisamos ampliar esse número e ser protagonista do nosso processo formativo”, disse.

epg palestraTambém compuseram a mesa de convidados, a mestranda do ProHist, Paula Menezes, e o diretor de pós-graduação, Francisco Adriano. Na sequência, a palestra de abertura “Ciência e Tecnologia no Brasil: Avanços históricos e desafios atuais” foi proferida pelo prof. Dr. Sergio Machado Rezende, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mediação do prof. Tarciso Silva Filho (Unifesspa).

No total, serão apresentadas 26 pesquisas durante sessões plenárias e outros 60 trabalhos em formato de pôsteres. Estão previstas sete palestras e o encontro será encerrado com uma cerimônia de premiação dos melhores trabalhos. Estudantes fora da sede irão participar com apresentações em formato híbrido.

Confira a programação completa do evento aqui.

Sobre o EPG – O Encontro tem como foco a socialização de pesquisas desenvolvidas por discentes, servidores e demais pesquisadores à nível de pós-graduação na Unifesspa e de outras instituições de ensino da região, de forma a integrar os diversos atores envolvidos nos cursos e programas de pós-graduação. Nesta perspectiva, prioriza resultados de pesquisas de cursos de especialização, mestrado, doutorado e egressos, garantindo um espaço profícuo de discussão que privilegia estudantes e egressos de Pós-Graduação da Unifesspa.

Saiba mais em: https://epg.unifesspa.edu.br/