Discentes apresentam trabalhos durante Seminário de Tese, Dissertação e Pesquisas promovido pela UFNT

• Publicado: Terça, 04 de Outubro de 2022, 12h34
  • Última atualização em Quarta, 05 de Outubro de 2022, 19h54

Foto 2Entre os dias 28 e 30 de setembro, ocorreu na Universidade Federal do Norte Tocantins (UFNT) o IV Seminário de Tese, Dissertação e Pesquisas em Andamento (SETEPEC). Compreendendo uma gama de pesquisas que iniciam na graduação e percorrem a pós-graduação, graduandos e pós-graduandos puderam apresentar os trabalhos que desenvolvem na universidade ao público local e àqueles que vieram das demais universidades parceiras da UFNT, inclusive a Unifesspa

Representando o Programa de Pós-Graduação em Letras da Unifesspa, participaram alunos da graduação e do mestrado. Pela graduação, a aluna Kássia Juliana da Silva Sampaio participou do momento cultural que inaugurou as atividades do evento por meio da interpretação da canção Como Nossos Pais, de autoria de Belchior. Quanto à atividade que desenvolve para o seu TCC, apresentou a pesquisa intitulada “A infância na Ditadura Militar Um Estudo do romance Chão de Exílio, de Wanda Monteiro”.

Já pelo mestrado, o aluno Geraldo Brandão Neto trouxe para o evento o trabalho “Literatura e a Realidade Social Brasileira: a Representação da Escravidão no Século XIX”, sendo este um recorte da pesquisa que desenvolve em sua dissertação sobre o romance Torto Arado. Ambos os alunos, Juliana e Geraldo, escrevem trabalhos que estão alinhados com a linha de pesquisa sobre Literatura de Testemunho e são orientados pelo professor doutor Abilio Pacheco, docente do Poslet.

As apresentações foram realizadas no dia 29 de setembro, segundo dia de evento em Araguaína, e tiveram como docente parecerista a professora Roseli Bodnar, que colaborou com os comentários acerca de cada trabalho e sugeriu novas possibilidades de fontes que podem alimentar de forma eficaz cada pesquisa.

A também discente do mestrado Priscila Balieiro, orientanda do professor doutor José Rosa dos Santos Júnior, apresentou o trabalho intitulado Alteridade Feminina e Relações de gênero em Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir. Ela afirma que “foi uma experiência única. Amei o momento de partilha, falar sobre minha pesquisa e ouvir sobre as de muitas/os pesquisadoras/res. Os novos olhares lançados ao meu objeto de estudo, foi sem dúvida agregador, principalmente o da docente parecerista dra Rita Lenira Bittencourt, que mediou minha comunicação oral”.

Foto 3O aluno Israel Silva Soares apresentou a pesquisa “Resistência no entre-lugar: uma leitura da personagem Amélia do romance Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir”, trabalho este que também é orientado pelo prof. Dr. José Rosa. Além destes, a aluna Maria Alice de Jesus Pereira dos Santos apresentou o trabalho “Diálogo com Joana, “A Escrava” (1887), de Maria Firmina dos Reis”, autora que é fonte das pesquisas da referida discente.

“Considero que este período em Araguaína foi de importância significativa para a minha pesquisa, pois o campus da UFNT apresenta pesquisadores que realizam trabalhos valorosos para os seus projetos e que, de certa forma, dialogam com aquilo que pretendo produzir quando pesquiso. Destaco a relevância do diálogo e da supervisão da prof. Dr. Luiza Silva pela intermediação e orientação das atividades que foram desde o estudo de referenciais na biblioteca da universidade quanto à indicação de aulas e defesas de doutorado que tive a oportunidade de participar enquanto estava na universidade. Trago de volta experiências que deverão ser compartilhadas com meu orientador e que estarão presentes na feitura da dissertação!”.