Discentes compartilham suas experiências apresentando trabalhos na V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE)

• Publicado: Quarta, 28 de Setembro de 2022, 10h26
  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 19h18

WhatsApp Image 2022 09 27 at 16.45.39Nesta segunda-feira (26), foram iniciadas as programações da V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPE). O evento é feito para que sejam apresentados programas e projetos desenvolvidos em ensino, pesquisa e extensão e seus impactos na comunidade acadêmica e externa, na região em que a Unifesspa está presente. Além disso, dentro do JEPE ainda acontecem, paralelamente, três eventos: o Seminário de Projetos de Ensino (SPE), o Seminário de Iniciação Científica (SIC) e o Seminário de Extensão da Unifesspa (SEU). Esta edição busca refletir os aprendizados em ensino, pesquisa e extensão na universidade pós-pandemia.

Um dos grandes destaques da programação é a apresentação das pesquisas feitas pelos bolsistas dos programas no formato de pôsteres. O discente de Letras- Português, Franklin Yago de Souza Hipólito, explica que sua pesquisa é resultado do Programa de Monitoria Geral (PMG), no qual foi monitor na disciplina de Literatura Brasileira III, ministrada pelo professor Abílio Pacheco. Nessa disciplina, o professor levou autores da região amazônica que tratam de questões que atravessam a história dos povos amazônidas, como é o caso do trabalho análogo à escravidão.

“Nesse sentido, para a apresentação no JEPE, resolvemos fazer um estudo comparativo da obra literária Torto Arado e da obra cinematográfica Pureza, uma vez que ambas tocam nessas questões de trabalho análogo à escravidão. Com isso, objetivamos evidenciar que o trabalho escravo não foi erradicado da nossa sociedade, muito pelo contrário, ele ainda é muito presente e está mais próximo do que imaginamos. Quanto à experiência de apresentar a nossa pesquisa no JEPE, foi uma oportunidade muito rica, pois nos possibilitou compartilhar com a comunidade acadêmica as reflexões e os aprendizados adquiridos a partir da monitoria”, afirma.

WhatsApp Image 2022 09 27 at 16.45.02

Outra discente que compartilhou um pouco sobre sua experiência no evento foi Laura Guido Lima, do curso de Jornalismo do Campus de Rondon do Pará. “Foi uma experiência muito boa poder participar da JEPE na modalidade presencial, passar uma manhã inteira vendo a socialização de outros trabalhos de outros discentes e depois poder apresentar o meu foi de grande valia. O meu trabalho é sobre uma Análise jornalística da agência de notícias digitais, a Amazônia Real, e pode contribuir com a sociedade porque passa a segurança de que é de fato um veículo comprometido com a verdade e o jornalismo é de qualidade, portanto, as pessoas podem acessar sem receios.”

WhatsApp Image 2022 09 27 at 18.02.02

Já o discente Antônio Luiz Junior, também do curso de Jornalismo, contou também a sua visão ao participar do JEPE. “A experiência foi muito boa, pois pude apresentar o meu projeto de ensino para um público novo, além de trocar experiências com outros monitores. Como o meu tema é projeto de ensino, ele é mais voltado para a turma em que sou monitor. A Monitoria de Teorias de Jornalismo tem como foco o aprendizado dos discentes sobre os assuntos que são tratados em sala de aula, ajudá-los a reconhecer o discurso jornalístico e seus formatos e gêneros, bem como, refletir as práticas do jornalismo e suas implicações na sociedade contemporânea”, conta o discente.

A V Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão segue até o dia 30 de setembro e conta com uma programação flexível, sendo majoritariamente presencial, na Unidade III do campus de Marabá, porém com apresentações online para os alunos dos campi fora de sede possam participar. Para acompanhar a programação do evento acesse: https://jepe.unifesspa.edu.br