Cerimônia de posse da nova gestão do IETU acontece em Xinguara

• Publicado: Terça, 27 de Setembro de 2022, 16h00
  • Última atualização em Quarta, 28 de Setembro de 2022, 10h05

AdjuntaA cerimônia de posse do Diretor Geral, Pedro Ancelmo Nunes, e da Diretora Adjunta, Caroline Nebo, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido (IETU/Unifesspa) aconteceu na última quarta-feira (21). A gestão é referente ao quadriênio 2022 a 2026.

Entre os presentes na cerimônia, estiveram: vice-reitora da Unifesspa, no exercício da reitoria, Lucélia Cardoso Cavalcante; o prefeito do município de Xinguara, Moacir Pires; o diretor geral do IETU, gestão 2018-2022, Eduardo Salgueiro; o atual diretor geral do IETU, gestão 2022-2026, Pedro Ancelmo Nunes; a atual diretora adjunta, gestão 2022-2026, Caroline Nebo; o diretor da Faculdade de Ciências Humanas, Rafael Benevides;  o diretor da Faculdade de História, André Carlos Furtado; o diretor da Faculdade de Zootecnia, Aderbal Cavalcante Neto; o diretor da Faculdade de Medicina Veterinária, Henrique Bomjardim; o diretor do Mestrado Profissional em História, Bruno Silva; o secretário municipal de educação, Genival Fernandes.

De acordo com a Diretora Adjunta, o objetivo da atual gestão do instituto é conseguir recursos para melhorias na infraestrutura do IETU.

O diretor geral empossado explica sobre o plano de trabalho para o quadriênio 2022-2026. "A profa. Caroline e eu, vislumbramos um IETU mais estruturado e plural. Queremos Pedro que a UNIFESSPA em nossa região, na figura do instituto, seja um centro de referência, não apenas técnico-científico, mas um local onde a comunidade acadêmica, de Xinguara e circunvizinhos sintam-se acolhidos para estabelecer um franco debate sobre temas que impactam verdadeiramente a sociedade. Entendemos que a ampliação do campus é condição fundamental para que essas ações possam acontecer e estaremos juntos com a administração superior na busca de recursos para que isso aconteça, isso sem dúvida, será nosso grande desafio, principalmente nesses tempos de contingenciamentos e cortes. Novos prédios administrativos e de salas de aula, a fazenda escola, o hospital veterinário, tudo isso vai requerer um esforço de todos e acreditamos que com debate e participação iremos conseguir. O IETU tem um potencial sem igual para crescer e evoluir e esperamos ao final destes quatro anos, entregarmos um instituto mais participativo, estruturado, inclusivo e diverso", descreveu.

Sobre o IETU

Atualmente o instituto conta com cinco cursos, distribuídos da seguinte forma: quatro cursos de graduação, sendo dois de licenciatura: em História e em Geografia; dois em bacharelado Medicina Veterinária e Zootecnia. Além disso, possui Programa de Pós-graduação do Mestrado Profissional em História- ProfHistória. Ao todo o IETU possui cerca de 500 alunos de graduação e 40 alunos da pós-graduação.

Caroline Nebo conta que em breve, previsão para 2023, o instituto contará com mais três cursos de Pós-graduação Lato Sensu, sendo dois são na área da Zootecnia: I - Nutrição de não ruminantes e II – Bovinocultura. Na área da geografia deve ser ofertado o curso de Especialização em Ensino, Docência e a Educação Básica. Todos os cursos serão ofertados por meio do Programa Forma Pará, em uma parceria a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica, do governo do Estado.

POSSE IETU destaque