Estudantes-atletas do Campus Rondon do Pará conquistam medalhas em mais uma etapa da Superliga Universitária

• Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2022, 17h09
  • Última atualização em Terça, 25 de Julho de 2023, 18h08

Superliga2022.1No último final de semana, foi realizada mais uma etapa da Superliga Universitária Paraense. Desta vez, a cidade de Paragominas foi sede da etapa “Rio Capim”, reunindo centenas de competidores estudantes de universidades públicas do Pará. A abertura da etapa ocorreu no Ginásio Poliesportivo da cidade e, no total, mais de 400 atletas participaram em modalidades coletivas e individuais.

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) teve representação com atletas do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas (ICSA), do campus de Rondon do Pará.  41 alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo disputaram nas categorias futsal, handebol, atletismo, vôlei feminino, xadrez e natação, obtendo êxito e garantindo seis medalhas para a Unifesspa: uma de ouro e cinco de prata.

A aluna Vanessa Silva, do curso de contábeis, ficou em 1º lugar no atletismo feminino. Os discentes Antônio Luiz Ferreira (atletismo masculino), Eric de Oliveira Sena (natação), Thalline Januário (tênis de mesa) e Elizangela Morozewsky (xadrez) foram vice-campeões, conquistando as medalhas de prata. Já o time de Handebol feminino conquistou a medalha de prata. Integram o time: Ana Paula Souza, Débora Souza, Janária Vieira, Kelly Januário dos Santos, Mickall Bispo, Taís Martins, Vanessa Brito, e Nathiely de Souza.

"Pra mim foi uma experiência muito bacana, não só pela competição em si, mas pelas experiências em que eu pude vivenciar, como conhecer uma nova cidade, alunos de outras instituições e, claro, poder disputar meu esporte favorito. Estou contente com o meu desempenho e entrega", afirmou Antônio Luiz Ferreira, discente do curso de Jornalismo.

WhatsApp Image 2023-07-25 at 18.02.37.jpeg

WhatsApp Image 2022 09 19 at 191352Superliga - A Superliga Universitária é um evento esportivo universitário que reúne estudantes desportistas das seis Instituições de Ensino Superior (IES) públicas do Pará: 6 universidades públicas do Estado: UFPA, UEPA, UFRA, IFPA, Unifesspa e Ufopa. A competição é realizada de forma regionalizada através das regiões de integração do Estado do Pará, dividindo-se em oito polos de disputa: Guajará e Marajó oriental; Guamá; Rio Caetés; Rio Capim; Carajás e Araguaia; Xingu e Lago de Tucuruí; Tapajós e Baixo Amazonas; e Tocantins e Marajó Ocidental.

A Unifesspa será sede da etapa "Carajás e Araguaia", que deve ocorrer em Marabá entre os dias 21 e 23 de outubro. As equipes vencedoras das fases regionais serão classificadas para a grande final, a ser realizada na capital do estado, Belém. De acordo com a organização, estima-se que a competição deve reunir mais de 8 mil alunos por meio da participação das seis universidades públicas do estado, visando a inclusão, democratização e integração de atletas e profissionais através do esporte universitário.

“Foi a primeira vez que o instituto participou de uma superliga. Mesmo tendo uma formação de equipes num prazo curto para treinamento, conquistamos diversas medalhas. Para além disso, esses jogos serviram para os alunos terem um contato maior com o esporte. Creio que a partir de agora, com os materiais que vão vir da superliga para as universidades que participaram dos jogos, as equipes vão se preparar melhor e na próxima iremos conquistar mais medalhas”, pontua o servidor Romário de Souza, que acompanhou a delegação da Unifesspa na disputa.

* Com informações de AC Condeixa de Araújo (Campus Rondon do Pará).