5º Encontro de Saúde Mental dos Servidores é aberto com palestra sobre bem-estar no trabalho

• Publicado: Terça, 13 de Setembro de 2022, 15h29
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 09h54

encontro saude mental servidores 3Trabalho, saúde mental e bem-estar. Estes são os temas que vão nortear a programação do 5ª Encontro de Saúde Mental dos Servidores da Unifesspa. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira (13), reunindo servidores dos diferentes setores da Instituição de Marabá, além dos que acompanharam a transmissão pela internet.

O servidor André abriu o encontrou com uma apresentação de violino, que encantou o público e trouxe leveza para iniciar as discussões sobre um tema tão relevante para a sociedade. Na sequência, uma mesa solene contou com a participação de dirigentes da Unifesspa. Representando a Divisão de Saúde e Qualidade de Vida (DSQV), que organiza o evento, o engenheiro em saúde do trabalho, Dair Silva, destacou e apresentou dados sobre a saúde mental.

Já a pró-reitora de Gestão de Pessoas em exercício, profa. Juliana de Sales, parabenizou a realização do evento e salientou que objetivo principal é proporcionar debates que ajudem os servidores a lidar com questões de adoecimento mental, especialmente num contexto de pós-pandemia. “É importante a gente conversar sobre saúde mental, ter empatia com os colegas e discutir sobre um ambiente organizacional saudável”, disse.

Finalizando os pronunciamentos, a vice-reitora, profa. Lucélia Cavalcante, salientou que o tema da saúde mental é uma política muito importante para a gestão, que deve ser fortalecida visando uma universidade humanizada, que cuida de si e para poder cuidar para fora. Lucélia fez, ainda, um convite para que os servidores não deixem de participar da programação do encontro

“Não temos como oferecer qualquer serviço de qualidade se não estivermos saudáveis fisicamente, mentalmente, emocionalmente e psicologicamente. E muitas vezes o nosso adoecimento vem do contexto de trabalho. Por isso este evento é tão relevante”. Na ocasião, a vice-reitora prestou homenagem aos colegas que foram vitimados pela pandemia.

encontro saude mental servidores 2Palestra – Todo trabalhador, em algum momento de seu trabalho, pode acabar passando por situações de grande pressão e cobranças e, comumente, são fatores do ambiente de trabalho que terminam gerando estresse e prejudicam o bem-estar no trabalho e, por consequência, na saúde do trabalhador.

Reconhecendo a importância da manutenção do bem-estar no trabalho, o Encontro de Saúde Mental do Servidor recebeu o professor e médico, Hermes Prado. A palestra discutiu aspectos que podem impacta​r ​a saúde mental no ambiente de trabalho.

Prado trouxe reflexões sobre a abrangência do conceito de saúde mental  e estabeleceu um paralelo com a relações de trabalho ao longo da história. Nessa perspectiva, ele chamou a atenção para o papel dos líderes, que segundo ele, precisam estar atentos aos sinais e devem buscar se capacitar sobre o tema.

Realizado pela primeira vez em formato híbrido, o encontro segue até quinta-feira (15), com diversas palestras e atividades. Confira:

CRONOGRAMA DO EVENTO

13/09/2022

Mesa de abertura Reitoria, Progep e DSQV

Trabalho, saúde e bem-estar

Dr. Hermes Mariano de Almeida Prado (médico psiquiatra)

Tarde

As emoções e a sua imunidade

Dra. Francielle Bonet Ferraz (Médica)

14/09/2022

Manhã

A saúde mental e a importância dela na vida das pessoas

Daniella Faria de Andrade (Psicóloga)

16h30 às 18h

A prática do esporte, sinônimo de saúde e bem-estar

Prof. Me. Delvis Cardoso (Educador físico)

Oficina

Estética-corporal “respiros, suspiros e inspiros”

Prof. Dr. César Augusto Paro

15/09/2022

Manhã

A importância dos alimentos para a sua saúde

Laisla Bonfati Rafael (Nutricionista)

Tarde

Médico da família: a sua importância na Saúde
Lorena Agrizzi (Médica de Família e Comunidade)

*Toda a programação será realizada em formato híbrido, presencialmente no auditório central da Unidade III, Campus Marabá e pela internet, no canal da Unifesspa no Youtube.