Servidores do IGE se reúnem com a gestão nesta sexta-feira (09) para apresentar demandas recorrentes

• Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 17h45
  • Última atualização em Quarta, 14 de Setembro de 2022, 10h12

WhatsApp Image 2022 09 09 at 17.44.27O Instituto de Geociências e Engenharia (IGE) se reuniu na manhã desta sexta-feira (09) com a gestão da Unifesspa para apresentar suas demandas cotidianas. Durante a reunião esteve presente o diretor do IGE, Elisandro de Andrade; o reitor, Francisco Ribeiro, vice-reitora, Lucélia Cardoso, bem como alguns membros da gestão superior e servidores do instituto.

Ainda no início da reunião o reitor explicou que recentemente esteve em Belém fazendo articulações políticas explicando a situação orçamentária da Unifesspa e pedindo a bancada paraense ajuda para o custeio e manutenção das atividades da Unifesspa. “A Unifesspa está com um déficit de mais de 1 milhão de reais, expliquei aos deputados que precisamos de ajuda para manter as atividades da Universidade. Além disso, ontem enviamos para toda a bancada paraense ofícios solicitando recurso do orçamento secreto para auxiliar na composição do nosso orçamento. Nesse momento estamos aguardando resposta dos senadores e deputados, espero que tenhamos um retorno positivo para essa demanda”, declarou o reitor.

Entre as demandas apresentadas, Elisandro reforçou a necessidade da contratação de novos professores e técnicos. “Eu sei que o déficit de servidores atinge toda a Universidade, mas a nossa situação no instituto é bem delicada. Os nossos técnicos acumulam atividades nos serviços administrativos e temos também uma grande necessidade de técnicos nos nossos laboratórios, mas como não temos servidores o suficiente, alguns professores ficam acumulando a função de dar aula com as atividades técnicas dos laboratórios”.

O diretor do IGE lembra ainda que tem sido recorrente a perda de servidores por conta de a carreira na educação superior pública estar desprestigiada. “A universidade precisa começar a estruturar os caminhos para um novo concurso, mesmo que não aconteça esse ano, porque as demandas estão crescendo. Precisamos ter esse estudo, um levantamento das necessidades para que seja realizado um novo concurso”, explicou.

Sobre esse ponto o reitor da instituição explicou que já está sendo feito o levantamento das demandas de WhatsApp Image 2022 09 09 at 17.44.44 técnicos. “Temos 309 códigos de vaga para técnicos e a prioridade de distribuição será dada aos cursos e institutos”. Complementando, a vice-reitora explicou que já foi solicitado a Progep os critérios que atualmente são utilizados para a distribuição de vagas para que seja repensado. “Estamos tentando reconstruir os critérios para a distribuição dessas vagas”, destacou.

Durante a reunião também foram ouvidas as demandas e pontos apresentados por diversos servidores, que entre as questões declaradas, citaram a importância da valorização do quadro técnico da instituição, de melhorar a cultura institucional e lembrou que outras universidades já trabalham com a redução de carga horária (30h).

A vice-reitora lembrou da importância de ouvir as demandas da Universidade. “Apesar de não termos tido o Fala Unifesspa, sempre ouvidos as demandas da comunidade acadêmica. Nos reunimos com os estudantes sempre que necessário e hoje estamos aqui para também ouvirmos as necessidades de vocês”. A vice-reitora reforçou ainda que “embora tenhamos enfrentado muitos desafios, também tivemos muitas conquistas, é importante lembrarmos disso para conseguirmos avançar”, frisou.