Terra Mãe Maria

Comunidade acadêmica promove campanha solidária em prol das comunidades indígenas vítimas de incêndio

• Publicado: Terça, 06 de Setembro de 2022, 11h44
  • Última atualização em Segunda, 12 de Setembro de 2022, 14h53

aldeia1Estudantes, técnicos e professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e do Instituto federal do Pará (IFPA), em uma grande rede de solidariedade, uniram forças e organizam uma campanha em prol das comunidades indígenas da Terra Mãe Maria, às quais pertencem muitos dos alunos e alunas indígenas da Unifesspa, especialmente do povo Gavião Akratikatejê, da Aldeia Hõpryre, vítima de um incêndio na última quinta-feira (1). Na sexta-feira (2), houve ponto de coleta de doações na Unidade I, em Marabá. No sábado (3), servidores do Institudo de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA), campus de Rondon do Pará, também estiveram na aldeia para levar roupas e alimentos arrecadados e prestar solidariedade.

A arrecadação visa ajudar os povos indígenas vítimas de um incêndio que ocorreu na última quinta-feira (1º). As pessoas atingidas pelo incidente foram acolhidas pela aldeia vizinha, da Cacica Kátia Akrãtikatêjê, irmã da liderança indígena Potamãm.

David Kakoktyire, estudante da Faculdade de Educação do Campo (Fecampo) da Unifesspa e liderança da aldeia atingida, explica que já foram doadas roupas, cestas básicas, colchões, redes, e madeiras para construção de alguns barracões e escola. O estudante explica que ainda é preciso de mais alimentos e eletrodomésticos. “No momento, a comunidade precisa muito de eletrodomésticos, vasilhas, fios de rede para ligação interna dentro de casa, interruptores e tomadas, lâmpadas, bocal de lâmpada”, pontua.

Em nota, a Unifesspa se solidariza com a comunidade: "Neste momento de dificuldade, toda a Unifesspa se une ao povo Gavião Akratikatejê e as demais comunidades da TI Mãe Maria, com as quais nossa universidade tem uma forte relação de parceria, através de ações de ensino, pesquisa e extensão comprometidas com a garantia de direitos e a defesa da soberania e preservação dos territórios indígenas, fundamentais ao bem viver de todas as cidades e populações de nossa região."

A onda de solidariedade também percorre as regiões vizinhas, ainda no sábado, a comunidade recebeu da Defesa Civil de Bom Jesus do Tocantins e da prefeitura municipal doações de cesta básica.

O estudante explica que a campanha permanece ativa e que os interessados em ajudar podem entregar os itens na folha 32 quadra 01 Lote 20, SESAI polo Marabá, ou na aldeia Hõpryre - BR 222, km 13, sentido Marabá/Bom Jesus. Também podem ser entregues no Tapiri da unidade I da Unifesspa (Folha 31, Nova Marabá).

Além da campanha de arrecadação, a administração superior da Unifesspa está prestando o apoio logístico necessário o transporte de doações e, nos próximos dias, fará um levantamento detalhado da situação para atender aos nossos discentes e seus parentes afetados pelo incêndio.

Saiba como ajudar:

Doações de roupas, colchões, roupa de cama e alimentos da cesta básica: Tapiri da Unidade I (Folha 31, Nova Marabá), a partir das 9h:

Doação financeira:
Conta da Associação Itekjerijejakry Gavião – BB, Ag: 5657, Conta: 1117978-8
Chave Pix: 94 991356450, Cacique Npotomanti Lopes
Chave Pix: 94 992274007, liderança David Kakoktvire

Com informações de A. Condeixa (ICSA). Foto: A. Condeixa.