IESB

Cerimônia de colação de grau marca a vida de mais de 20 estudantes

• Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 16h28
  • Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2022, 10h32

Colaçã_de_grau.jpgNa última sexta-feira (26), discentes dos cursos de Bacharelado em Ciências Biológicas, de Saúde Coletiva, e de Psicologia do Instituto de Estudos em Saúde e Biológicas (IESB), colaram grau no Auditório Central da Unidade III, Campus Marabá. A cerimônia foi a realização de um sonho para familiares, amigos e vinte e dois formandos que participaram do ato.

Estiveram na composição da mesa da cerimonia: o reitor Francisco Ribeiro; o diretor geral do IESBe paraninfo da turma de Psicologia, Roberson Casarin; a diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e coordenadora do curso, Raquel Ribeiro; a diretora da Faculdade de Psicologia e coordenadora do curso, professora Silvania da Silva; a Diretora da Faculdade de Saúde Coletiva e coordenadora do curso, Emanuelle Cossolosso; o paraninfo da turma de Ciências Biológicas, Paulo da Costa e a paraninfa da turma de Saúde Coletiva, Aline Cavalcanti.

Segundo o diretor do IESB, Roberson Casarin, todos os formandos têm muito a ganhar, tanto os novos profissionais como a sociedade. "A Unifesspa vem, ao longo de quase 10 anos ofertando ensino superior, público e de qualidade à população do sul e sudeste do Pará, o que faz com que a comunidade se transforme. Como disse o professor Felipe Siqueira na colação: quando a educação vence, o morro vence! E é isso que temos feito, dar ferramentas para esses/as novos/as profissionais vencerem, terem oportunidades e também de transformarem a sociedade. O IESB formou, no dia 26/08 acadêmicos de Biologia, Psicologia e Saúde Coletiva. Todos têm muito a ganhar, pois, se de um lado esses/as novos profissionais poderão atuar em suas áreas, por outro a sociedade terá melhora em sua qualidade de vida com serviços especializados, sobretudo nas áreas de saúde e vida", destacou.

Para e formanda de psicologia, Raissa Mendonça, de 24 anos, cursar psicologia foi um sonho realizado. “Eu e a minha família lutamos muito pra realizar esse sonho. Todos sonhamos com o dia em que todos os nossos esforços seriam recompensados como o tão esperado diploma, e a cerimônia de colação de grau é um rito de encerramento tanto quanto um rito de passagem, o fechamento de um ciclo pra iniciar uma nova jornada e, ter isso de forma presencial depois de termos passado por tanto, principalmente no período da Pandemia, foi incrível, emocionante e lindo”, destacou.

Ainda de acordo com a nova profissional, a conclusão dessa etapa não significa apenas a conquista do diploma, mas também um compromisso social. “Não é só um diploma de nível superior, é um compromisso social e ético com a comunidade, a Psicologia que nós construímos nessa universidade é uma psicologia comprometida e admirável. E o gostinho de realizar esse sonho em uma universidade pública, é indescritível, principalmente com a ciência e a comunidade acadêmica sofrendo tantos ataques. Nós sobrevivemos, resistimos e chegamos até aqui juntos. Foi extraordinário”, desabafou.

Confira a relação dos discentes que colaram grau no último dia 26.

Ciências Biológicas:

Beatriz Barros Pinto