Faculdade de Direito recebe honraria pela contribuição na qualificação profissional da área

• Publicado: Quinta, 01 de Setembro de 2022, 15h21
  • Última atualização em Quinta, 01 de Setembro de 2022, 15h53

Faculdade de direitoOs docentes da Faculdade de Direito (FADIR) da Universidade Federal do Pará (Unifesspa) receberam, no último dia 30, o Prêmio Professor Zeno Veloso, honraria concedida anualmente a advogados, advogadas, professores e professoras que contribuem para a qualificação profissional da advocacia. O prêmio é concedido pela Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Pará (OAB-PA).

Os Docentes foram representados presencialmente na solenidade pela Professora Olinda Magno Pinheiro. Os demais Docentes, Técnicos do IEDS e da FADIR, bem como os Discentes do Curso de Direito puderam prestigiar o ato via transmissão on line.

Para o professor e diretor Faculdade de Direito, Roberto Ramos, a premiação representa o reconhecimento desempenhado pelos docentes da Faculdade de Direito. "É com imensa alegria que recebemos a premiação concedida pela Escola Superior da Advocacia (ESA) do Pará, o que representa o reconhecimento do empenho do corpo docente em proporcionar uma educação jurídica de qualidade aos nossos discentes, pondo o curso de Direito e toda a Unifesspa em um patamar destacado no meio educacional", destacou.

Na cerimônia, foram destacados os relevantes serviços prestados pelo pelos docentes da Unifesspa na capacitação e formação de profissionais do Direito desde o ano de 1994, ainda campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), graduando uma turma a cada ano. Também ganhou destaque a significativa  inserção dos egressos do curso no mercado de trabalho, atuando em cargos da Magistratura, nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, nas Procuradorias, Defensorias Públicas, em escritórios de advocacia, na academia jurídica, em Organizações não Governamentais e no serviço público em geral.

Mereceu relevância, ainda, a qualificação do corpo docente, que tem se aperfeiçoado continuamente, e o compromisso do Curso de Direito com a realidade socioambiental local e regional e suas ações afirmativas.

Exemplo disso é a oferta de 50 vagas para assentados da reforma agrária, quilombolas, indígenas e outras populações tradicionais, em parceria com o Programa Forma Pará, do Governo do Estado; a graduação recente de mais de 40 alunos na denominada Turma Direito da Terra Frei Henri Burin des Rozierspelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera); e os altos índices de aprovação de seus discentes nos exames da OAB, tendo, inclusive, esta faculdade sido agraciada com seis Selos de Qualidade OAB Recomenda do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.

Com informações da Faculdade de Direito